MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

A fé não costuma "faiá" - espaços de culto

Pelo sim pelo não.

Andar com fé eu vou,
que a fé não costuma "faiá"
Gilberto Gil

Arquitetura de templos. Igrejas são construções de homens para demonstrar sua fé em um ser e/ou energia superior. Algumas das maiores obras de arquitetura são templos religiosos. Me perdoem a falta de conhecimento teológico, o meu propósito é mostrar alguns dos espaços que são projetados para esses edifícios.

Como você projeta um edifício quando o cliente é Deus?  Tema de um artigo da CNN, onde um dos arquitetos expressa que:
"O desafio que enfrentamos como designers não é apenas sobre a arquitetura, é sobre a religião como um todo -? Que papel desempenham na sociedade"
Pela explosão de fé que vemos nas sociedades, este pode ser um bom campo de especialização nos dias de hoje. Vejam mais exemplos aqui

Prêmio: Proyecto Clamor de Paz, Guaimaca, Honduras por Paul Lukez Architecture. Foto: Paul Lukez Arquitetura

Capela

Capela S. Henry's na Finlândia

New Church Valer

Capela em Miami - Fernando Romero Empresa (FREE)

Capela do Silêncio onde a madeira exerce um fator de acústica

Locais de culto
Mesmo para os que não acreditam em um (ou mais) deus(es), ainda assim o espaço do sagrado existe. Entendamos sagrado como a transcendência, como a chama da criação. E nesse sentido até mesmo um belo teatro é um espaço sagrado. Um museu, um centro de artes, um belo parque... (Fonte)

Nos siga também nas redes sociais 
Twitter  Flipboard  Facebook  Instagram  Pinterest  snapchat: arqsteinleitao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros