Alicerce - a base de tudo

Me dei conta que falei de muita coisa nesse blog, mas pouco de uma que é fundamental na execução de uma boa obra. A fundação.

Fundação ou Alicerce : Conjunto de estacas e sapatas responsável pela sustentação da obra (fonte
Fonte
Quando pensamos em construir nos preocupamos com muitos detalhes, namoramos soluções e arquivamos imagens de outros projetos que gostamos. Mas...uma das primeiras providências tendo o terreno é fazer um levantamento topográfico ( se a inclinação exigir) e fazer uma sondagem geológica do terreno. Não! Não se fie no construtor que disse que conhece o terreno, que sempre construiu ali, que é firme como uma rocha! Melhor verificar não é verdade? Com base na sondagem e na análise das cargas do projeto, se pode escolher a melhor solução de alicerces. A falta de cuidados nessa etapa já causou muitos prejuízos. Materiais e de vidas humanas...
Prédio caí na China. Causa : esforços cortantes não previstos nas estacas de fundação
Dicas de fundação
Mas eu vou mais além. Sem um alicerce bem embasado não saí nada nessa vida. Nem ideias, nem soluções. É como a vida da gente. Se a gente recebe um bom embasamento desde pequeno, a tarefa de enfrentar a vida fica bem mais fácil.  Se não recebe, vai custar um pouco mais de esforço, mas dá para construir seus próprios alicerces, a isso se chama crescimento e maturidade.

Um bom projeto segue o mesmo roteiro. Quanto mais se estuda os condicionantes, os sonhos e as necessidades, mais a solução será condizente com as necessidades do cliente. A escolha do partido terá conteúdo e não será apenas uma reunião de propostas que se costuram como uma colcha de retalhos. Como na fundação da casa, a do projeto deve analisar o terreno, o entorno, o clima. 

Assim também nós. Nunca devemos descuidar de nosso entorno, de quem nos ama, de quem nos dá encanto de alma, nos desafia para a vida. Também nós devemos analisar as melhores soluções para cada caso que se nos apresenta, cuidando de "impermeabilizar" com muito cuidado as possíveis agressões que possamos sofrer ao longo da trajetória. 

Quem tem uma boa base tem uma vantagem bem expressiva na vida. E uma casa com boa fundação provavelmente terá uma vida bem mais sólida. Se vai trazer felicidade aos moradores, já é uma questão mais complexa. E de outras escolhas...    

Autor: Elenara Leitão 

Quer saber mais? Veja em Tipos de Fundaçôes  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros