MG08 habitação flexível

Imagem
Habitar uma casa movimenta uma série de sonhos e emoções. Possuir uma casa evoca ancestrais desejos de segurança. Mas nem sempre as necessidades permanecem as mesmas. As situações de fora e de dentro se modificam e pedem espaços que sejam flexíveis. A Maria Guerrero, também conhecida como MG08 em Madri, projetada pelo Studio Burr , foi pensada para ser uma habitação que possa ser transformada de acordo com essas novas necessidades dos moradores.   María Guerrero é uma casa que nasceu dividida em duas. Para poderem arcar com os custos de aquisição e construção, os habitantes deste empreendimento iniciam a sua vida neste espaço ocupando metade da casa e alugando a outra metade como habitação independente. Apesar da narrativa interessante, me pareceu muito com essas casas geminadas onde se coloca uma parede no meio, que pode ser removível se houver interesse em unir os espaços. Algo que já vem sendo usado e que, com um nome interessante, chama mais a atenção.  Segundo o site dos arquiteto

Abrindo para a natureza - esquadrias grandes

Um dos recursos para trazer luz e abrir os espaços para a natureza é o uso de esquadrias grandes. Panos de vidro são um recurso interessante para valorizar espaços. Mas o seu uso deve passar por alguns crivos: 
  • Localização e insolação. Óbvio que é bom receber luz mas imagine se estamos em um clima mais tropical...corremos o risco de estar dentro de uma estufa. Então recursos como brises ou grandes beirais são bem vindos.
  • Limpeza. Sempre é trabalhoso manter grandes panos de vidro limpos. Analise se vai passar pela sua necessidade e relação custo beneficio. Zonas com grande potencial de poeira ou maresia sempre são mais trabalhosas de serem limpas.
  • Privacidade: a transparência do vidro não combina muito bem com privacidade. Veja se não tem vizinhança em torno ou se há possibilidade de colocar cortinas nas esquadrias.
  • Segurança: Vidros, por mais fortes que sejam não garantem lá muita segurança. Leve isso em conta
Mas se passar por esses - e outros crivos pessoais, e ainda assim optar pelo uso de grandes esquadrias, veja como elas ampliam o espaço e o iluminam! Grandes rasgos parecem trazer a natureza para dentro de casa, mesclando espaços privados e públicos e enriquecendo a sua vida!
Separei alguns exemplo bem interessantes de como elas podem ser usadas.





Fotos : Pinterest e Google

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideias de como usar nichos para decorar seus espaços

Gavetas e detalhes que fazem diferença na cozinha

10 ideias de almofadas e afins para gateiros