Ideias de cozinhas como local de encontro

Estava lendo um artigo com um título instigante "a cozinha de minha avó era um espaço de resistência" e fiquei pensando que não apenas no que comemos, mas também na qualidade dos espaços que tinham.
E lá vai a vida que estamos impondo e os brutais ritmos de trabalho, quando antes o mais importante era nos reunirmos para comer e nos contar como o dia passou, e agora eles nos vendem para fazer a compra como mais um passo. Mar Calpena
O lugar de encontro. Quantos ainda podem dizer isso de suas cozinhas, por mais mega blaster tecnológica que seja. Mais que colocar eletrodomésticos de ponta (em geral caríssimos), o foco deveria ser aquele local de ficar e sentir o cheiro gostoso da comida, conversar sobre tudo ao lado do pão feito na hora. Foi com esse espírito que busquei algumas inspirações de cozinhas, dos mais diversos formatos, para falar desses detalhes que deveriam ser levados em conta. No final algumas medidas para pensar o espaço. Sempre lembrando que nada substitui um projeto pensado especialmente para sua cozinha.
A madeira, a velha mesa que traz memórias para quem as tem das tardes de mate na cozinha aquecida pelo fogão a lenha, sempre cheia de gostosuras que só as vós e mães sabiam fazer.
A janela para a rua, ou para o pátio, onde se podia não apenas ver o verde e o jardim, mas ver quem chegava para bons encontros e boas conversas.
As áreas abertas com flores e cestos, e locais para sentar e prosear. 

Leia também : espaços para comer na cozinha
Cozinhar é uma arte de alquimias e temperos. É preciso pensar em como tê-los a mão com funcionalidade.

Leia também: Gavetas e detalhes que fazem toda a diferença na cozinha
Ter a mão também todos os objetos necessários ao fazer a comida: facas, medidores, papos e colheres podem ficar bem alinhados, mesmo nos espaços pequenos.  
O branco, as cores claras, o projeto que pensa nos detalhes difíceis, aqui a parede curva da janela. 
Disposição em linha com a praticidade de uma ilha com rodízios pode produzir uma cozinha muito funcional e discreta.

Veja aqui como fazer cozinhas gourmet pequenas
Móveis versáteis que possam se encaixar e desencaixar, formando novas áreas de trabalho. Ideal para pequenos espaços. 

Mesmo espaços mais contemporâneos podem guardar toques de memórias afetivas com a madeira das mesas e o cobre das luminárias. 

Toques de verde podem remeter aos jardins e varandas que abrigavam os encontros dos amigos e parentes em busca das novidades, ou apenas para estar com. 
Lay out bem comum nos apartamentos modernos e mesmo assim bem agradável para reuniões em torno da bancada e no afazer gastronômico.

Mesmo os tons escuros podem ser usados em uma harmonia com a madeira que torna o ambiente bem aconchegante.
 Apartamento alugado? Pouca grana? Nada que muita criatividade não resolva. Vejam que a cor traz uma alegria que compensa a falta de móveis.

Leia também : Ideias para cozinhas, mesmo as pequenas
Meio sala, meio cozinha, o sofá fica junto à bancada e pode abrigar quem deseja ficar junto dos cozinheiros. 
 Se há espaço que tal uma cozinha como a das vovós ou bisavós de antigamente??? Um detalhe fundamental é a prática cristaleira que abrigava a louça e deixava os bolos a vista! 
 Detalhes pequenos podem ajudar a remeter ao clima de aconchego, como a louça colorida e as xícaras do cafezinho que tanto une os amigos.
 Um detalhe muito importante: a horta doméstica que pode estar juntinho da bancada nos apartamentos com janelas generosas.
Uma combinação inusitada e que está aqui exatamente por isso: Um ambiente mais refinado com a cozinha e o uso do sofá como banco da mesa. Mesa aliás de chá aqui. Interessante.
Mesmo ambientes bem mais contemporâneos podem ter um espaço delicioso para apenas sentar e se dar o tempo do encontro. 

E super importante estar atento às medidas de mobiliários e iluminação em bancadas.

 E algumas medidas para circulação em ambientação das cozinhas.
 E finalmente, medidas mínimas de sala de jantar e comedor.


Fontes: interiorsmall, Pinterest, Saint-Gobain Brasil, Viva Decora, ArquiDicas

Gostou? Compartilhe e nos siga também nas redes sociais

Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros