O que não pode faltar em uma casa

Uma amiga do face está de mudança e lançou esta pergunta na sua time line com obvias (talvez para mim) segundas intenções. Ou seja, não se referia apenas aos objetos materiais, já que seu primeiro comentário era também o mais obvio  : amor.

Mas eu cá comigo (ou com meus botões como dizia o jargão popular) fiquei me perguntando: o que será que não pode faltar em uma casa???


Acostumada a pensar em termos funcionais de espaços e metragens que possam abarcar (e abraçar como bem lembrou o corretor) variadas funções, nunca me esqueço que espaços devem ajudar a inspirar a poesia que teima em resistir dentro de cada um. 

E me lembrei de um livro que li onde se falava nas casas de Neruda. O cuidado com que o poeta construía seus espaços revelava uma das características mais importantes de uma casa: personalidade.

Não é de hoje que escuto dos clientes uma pergunta sobre qual o meu estilo. OI??? MEU estilo??? Não, a casa deve refletir o estilo de quem nela vai morar. Nunca um mostruário de loja, uma gama de tendências de mostras de decoração, mas as necessidades das pessoas que vão ali habitar. E lembrei de outro documentário sobre as casas de Zanine Caldas onde ele salientava justamente isso.  


Fonte
Cozinhas devem ter espaço para luz, verdes em formas de tempero e bancadas que facilitem o serviço do preparo. Se der para ter uma mesa grande para mateada e para fazer um bom pão, ainda melhor. Ideal seria ter espaço para um fogão a lenha que esquenta o ambiente e cozinha lentamente os pratos.
Fonte
 Quartos devem ter um quê de magia. Não apenas descansamos o corpo, o quarto sempre me parece o lugar onde nossa alma se sente acolhida. Nosso universo único e particular.

Quarto para ser nosso pode ter um toque que nenhum outro tenha. Um quadro fora do lugar, uma mistura de cores que caiba não apenas na paleta de cores da loja, mas dentro daquela sonho que só a nossa mente conhece.
Fonte
Toques nossos. Coisas que nós fazemos porque gostamos, porque necessitamos expandir nossa criatividade. Porque a grana anda curta e precisamos inventar. E se for assim, que nossa invenção seja bonita e funcional.À vezes ser bonita só já está de bom tamanho. Afinal, a casa tem que também ter espaço para nossas loucuras.
Fonte
 Paredes que falam. Expressam desejos e emoções que gostaríamos de ver reinantes em nossas casas. Nem sempre acontece, mas o ideal seria que nunca faltasse um ingrediente básico nos nossos lares: harmonia. Seria o local onde, saídos da luta pela sobrevivência, podemos relaxar, deixar de usar máscaras sociais e conviver. Inclusive conosco.

 Luz!!! Boa orientação solar!!! Uma das minhas recomendações quando faço acompanhamento para compras de imóveis. Uma correta insolação faz toda a diferença em uma casa ou apartamento. 
Considere para seu projeto, que o sol da manhã é salutar e saneante para os ambientes, e você deve garantir duas horas de incidência em todos os previstos para permanência prolongada, como no caso dos dormitórios. Arq Oscar Muller
Fonte
Assim como a luz, a ventilação ajuda a manter um ambiente saudável e arejado.
Fonte
A casa, enfim, não deve sem ser muito arrumada, nem de menos, que a organização também facilita a vida da gente.


Na casa não pode faltar a gente. Obvio do obvio. A gente sendo gente. A gente sendo verdadeira. A gente tendo espaço para fazer o que gosta. E, se der de jeito, uma ou mais pessoas que tenham a ver com a gente. E aí entra mais uma coisa básica e muitas vezes esquecida: respeito pelo espaço alheio. Harmonia e respeito. 

Ah! E se der para ter um peludo, miante ou que lata, um pássaro, um bicho que nos acompanhe, aí então diria que chegamos bem perto da perfeição.

PS: O colega Oscar Muller nos brindou com um texto delicioso que ele escaneou de um livro de Lin Fu Tuan, que esclarece ser o texto de autor desconhecido.




Gostou? Compartilhe e nos siga também nas redes sociais 

Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest snapchat: arqsteinleitao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros