12 ideias simples, bonitas e baratas para enfeitar sua Páscoa com ovos

Páscoa. Minha festa favorita da infância!

E não pensem que era pelo chocolate...Muito pequena minha mãe me tirou a vontade de ser chocólatra (obrigada Mãe!!!).

Páscoa sempre foi sinônimo para mim de renovação de esperanças e nada mais relevante nesses tempos bicudos que vivemos hoje que sentir uma abertura de luz em nossos corações. Uma pontada do velho e bom espírito generoso que habita em nós. Ou deveria. 


Então que tal ideias para comemorarmos a Páscoa sem tanta gastança em ovos caros. Já notaram como o chocolate aumenta de preço quando em forma de ovo???. Isso quando podemos chamar de chocolate...
Um em cada três chocolates comuns vendidos no Brasil, produzidos pelas grandes indústrias, não pode ter esse nome de chocolate porque não é feito com o percentual mínimo de cacau exigido pela legislação. Segundo as regras, para ser considerado chocolate, é preciso que o produto tenha pelo menos 25% de cacau, mas muitos não chegariam nem a 5 (Fonte Economia UOL)
Então, olho vivo quando (se) for comprar. Mas já parou para pensar porque damos ovos de presente na Páscoa?

É uma tradição bem antiga e anterior ao próprio cristianismo. O simbolismo obvio de vida é claro. Alguns falam que remete à ressurreição de Cristo ao representar o túmulo selado que se quebra e revela a Vida. Outros dizem que seria uma tradição vinda do Oriente, usada durante a Festa da Primavera e levada ao Ocidente por missionários. O hábito de presentear com ovos de chocolate é bem mais recente...
esse hábito começou bem mais tarde, uns duzentos anos após o descobrimento da América pelos europeus que destruíram ricas civilizações por aqui. E de quebra levaram consigo o cacau. Dizem que veio da França lá pelo século VXIII a ideia de rechear os ovos de galinha com a delícia de cacau e depois quebrar a casca...E daí já tinham descoberto que o cacau adoçado era ótimo. E foi aquela perdição. Fonte

Usando ovos de verdade ou imitando seu formato, a verdade é que eles nos simbolizam esta festa tão bonita e cheia de significados. Vamos ver algumas ideias de como representa-los em nossas casas?
 1- Páscoa na decoração. Usar os ovos como forma de enfeitar objetos de nossas casas. Uma capa de almofada super simples de fazer com retalhos de tecidos e alguma habilidade de costura e eis um clima de festejos em seu lar!
 2- Crochê. Sim, para quem tem habilidade manual fazer um arranjo para colocar ovos é uma excelente ideia. Mãos à obra!
 3- Uma forma simpática e bem simples de fazer um arranjo de mesa pascalino é arrumar ovos de verdade com flores. Abaixo vamos ver outras variações do mesmo tema.
 4- Uma ideia super simpática. Usar cascas de ovos como suporte para mini jardim e pendura-las em um arranjo criativo. Gostei demais.
 5- Para quem já tem enfeites prontos ou quer usar os coelhos de chocolate comprados, um arranjo com musgos, velas e ovos fica super bem na mesa. AQUI mostro um arranjo de última hora que fizemos para uma Páscoa, usando elementos da casa e do jardim. 
 6- Outra maneira super rápida, econômica e simples de enfeitar a casa! Fazer uma composição com recortes de tecido ou papel em formato de ovos. Podem usar papel colorido ou pintar com as crianças da casa. 
 7- Velas em formato de ovos. Fica lindo! Para quem tem habilidade podem ser feitas em casa. Há vários tutoriais no you tube. Eu nunca me aventurei mas algumas amigas já, e disseram que era uma terapia para elas.
 8- Ovos como suporte de plantas. A mesma ideia anterior (4) mas aqui na embalagem original. Tudo bem que a da foto parece ser uma de porcelana, mas podemos pintar as que temos em casa, né.
9- O velho e bom hábito de pintar ovos. A gente costumava guardar as casas (e tinha o cuidado de furar em cima para manter a forma original),pintar bem lindo e rechear com amendoim torrado e/ou açucarado. 
 10- Usar os ovos comuns que podem estar cozidos ou não e pinta-los de cores sugestivas. Colocar em um pote transparente e eis um arranjo lindo!

 11- Uma guirlanda para a porta com juta e ovos pintados. Não tenho o hábito de usa-las na Páscoa, mas para quem tem, é uma ideia bem bonita.
12- Flores e ovos, sempre uma excelente combinação. Fácil e barata! 

Veja também  :


Gostaram das ideias? Podem ver a fonte delas e de mais ideias para fazer a sua Páscoa mais bela AQUI.

Gostou? Compartilhe e nos siga também nas redes sociais

Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest
snapchat: arqsteinleitao
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros