Busca arquitetônica nas maquetes de Sou Fujimoto

Quando vemos a obra de um arquiteto pronta não imaginamos por quantas inspirações e exercícios ele passou em sua busca de formas. Na proposta da famosa casa de Cristal , por exemplo, tantas vezes mostrada em sites pelo mundo afora, o trabalho do arquiteto japonês Sou Fujimoto se apresenta em seu esplendor. Mas é na visão de suas maquetes experimentais que compreendemos a verdadeira poética da busca arquitetônica.


Recebi as fotos que o amigo Arly tirou na exposição na JAPAN HOUSE em São Paulo, chamada com o sugestivo nome de FUTUROS DO FUTURO. Nelas vemos em várias modelagens, com os mais diversos materiais, grandes sacadas de estudos da forma. Arquitetos e estudantes de Arquitetura entenderão. E sentirão em seus corações e mentes uma ternura pela extrema poesia da simplicidade.

O mais pesado dos fardos nos esmaga, nos faz dobrar sob ele, nos esmaga contra o chão. Na poesia amorosa de todos os séculos, porém, a mulher deseja receber o peso do corpo masculino. O fardo mais pesado é, portanto, ao mesmo tempo a imagem da mais intensa realização vital. Quanto mais pesado o fardo, mais próxima da terra está nossa vida, e mais ela é real e verdadeira.Por outro lado, a ausência total de fardo faz com que ele voe, se distancie da terra, do ser terrestre, faz com que ele se torne semi-real, que seus movimentos sejam tão livres quanto insignificante.(A insustentável leveza do ser - A leveza e o Peso
E por que esse trecho de literatura em uma postagem sobre maquetes experimentais em Arquitetura? Porque a poesia da vida permeia todas as artes. Porque a busca arquitetônica vai além da técnica construtiva. Porque a poética dos espaços fala de tantas emoções que nos calam fundo. Porque mesmo materiais banais podem exprimir filosofia.

Que as maquetes falem.









A arquitetura é o jogo sábio, correto e magnífico dos volumes dispostos sob a luz.Le Corbusier




Não acredito que se possa ensinar arquitetura, só se pode inspirar aos outros.Zaha Hadid
Imaginar é subir um tom na realidade. Gaston de Bachelard







Fotos de Arly de Lima

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais 
Nos siga também nos outros canais


snapchat: arqsteinleitao 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros