8 exemplos de uso de contêineres - você vai gostar

Conversas entre arquitetos sempre geram boas dicas e uma delas foi o vídeo lá de baixo que o Oscar Muller com oito (bons) exemplos de construções e usos que o container pode ter na arquitetura.
Um contentor ou contêiner é um recipiente de metal ou madeira, geralmente de grandes dimensões, destinado ao acondicionamento e transporte de carga em navios, trens etc. É também conhecido como cofre de carga, pois é dotado de dispositivos de segurança previstos por legislações nacionais e por convenções internacionais. Tem como característica principal constituir hoje em dia uma unidade de carga independente, com dimensões padrão em medidas inglesas (pés).(wikipédia)
Mas e por que essas caixas de metal se tornaram tão procuradas e utilizadas hoje em dia? Porque são fortes, resistem à grandes cargas, tem um vida útil de quase cem anos, mas como sua utilização permitida no mar é curta (8 anos) acabam sendo descartados muito cedo. Foi pensando em reaproveitar o que antes era descartado que levou muitos arquitetos à proposição de variados usos para esses recipientes de metal. Já escrevi várias postagens com outros exemplos que podem ser encontradas AQUI.

Vamos os exemplos do vídeo:

1-Uma habitação estudantil flutuante na Dinamarca, projeto que venceu um concurso pela sua solução versátil, barata e inovadora. Leia mais detalhes AQUI

2 - Piscinas - desde as usadas em casas até exemplos que podem ser deslocados e usados em forma temporária.



3 - Carrol House - uma residência inusitada onde os conteineres sofreram cortes estratégicos assumindo uma forma angular que proporciona ganhos internos.

.

4-  A Estação Polar Indígena Bharathi permite que vários tipos de pesquisa na Antártica.

 5- Mill Junction - quando silos se transformam em residência (acessível) para estudantes

 6 - Stack Pavilion - quando conteineres se formam em arquitetura temporária na China

 7- Container City - os mais variados usos com instalações modulares

 8 - Joshua Tree Residence - uma residência que parece saída de um filme de ficção.


Belos e inusitados exemplos do uso dessas estruturas metálicas. Podem não ser a panaceia que muito do seu elevado uso hoje leva a crer. Pode ser uma moda para alguns. Mas não deixa de ser uma forma econômica de reaproveitamento para soluções que exijam rapidez e custos relativamente baixos.



Comenta e conta para a gente a sua opinião. 
Nos siga também nas redes sociais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros