Ideias bacanas (e baratas) para decorar festas juninas

Das Festas Juninas da minha infância, quando morava no interior e em uma de pátio grande, me lembro principalmente das simpatias. Talvez porque morasse com adolescentes "casadoiras", era a faca na bananeira e a agulha no fio de cabelo que me chamavam a atenção. O Santo Antônio nem era citado, mas era ele e sua fama de achar marido que motivavam essas e outras brincadeiras.

Tinha fogueira. Tinha comedoria. Tinha risada e muita alegria.

Bandeirolas fazem a festa
Talvez a festa mais tradicional desse país, que une pessoas de todas as regiões, é herança dos portugueses. As festas "joaninas" em homenagem à São João. E também à Santo Antônio (o casamenteiro) e São Pedro. Desde cedo aprendi que cada região tem as suas peculiaridades. Usava pilcha gaúcha nas festanças daqui. Essa coisa de chapéu de roça e falta de dentes não fazia parte da realidade das minhas festas de infância. Mas tinha cocada, pé de moleque e muita bandeira.

Gostava demais das festas no colégio. Pescaria, barraca de beijos e prisão. Quanta alegria naquelas crianças que se reuniam no pátio da escola e se empaturravam de pipoca! Aqui no RS tinha pinhão. Mas desse eu não gostava não. Uma vez no colégio, bem pequeninha, caí numa casca de pinhão e ralei o joelho. Nunca mais nem olhei para eles...

Ideias para festejar? Nem precisa gastar muito! Basta um toque de criatividade, mãos na massa e muita vontade de ser feliz. 

Um pouco de pipoca, um molde de papelão. Cola e fitas vermelhas e olha o clima para o Santo Antonio no ar...já serve até para o dia dos namorados. Achei gracinha mas vou confessar para vocês. Sou louca por pipoca. Não posso ver um pacote que como TUDO! Acho que não conseguiria fazer esses corações. Ia preferir comer antes...mas enfim, para quem não sofre dessa compulsão #ficaadica 

Amor e pipoca

DIY
Chita e prendedor. Clássico e sempre bonitinho. Aliás adoro esse desenho de prendedor de madeira. Nunca achei um que funcionasse melhor, com mais durabilidade e funcionalidade. E que de quebra desse para aproveitar em muitas ideias criativas. É o que chamo de #bomdesign  
Prendedor de chita
Pescaria não pode faltar. Achei tão fofos esses peixinhos de tecido!!! Esses são para enfeite, mas dá para aproveitar a ideia e fazer uns com ganchinhos que possam ser pescados de verdade. Os brindes? Guloseimas e/ou bilhetinhos com frases lindas já alegram o coração. 
Pescaria
 Mesa linda e alegre! E com reaproveitamento de potes, garrafas pet e tudo o mais que for possível. E restos de tecidos bem coloridos colados e cordões de basbantes para as bordas e laços! Mais sugestivo impossível. 
Muita chita para enfeitar
Flores fazem a festa! Sempre. E para dar o clima da data, nada como cones de papel e/ou tecido colorido. Se tiver em casa, reaproveite. Se for comprar, pesquise nos retalhos que saem mais em conta.  
Flores
Bandeiras mil! Muitas e muitas bandeirolas. Se não fizer mais nada para enfeitar, use bandeiras. Eu costumava recortar revistas velhas e colar em barbantes. Mas se quiser sofisticar mais, use tecidos. Ou ainda juta com recortes que fica super charmoso!
Bandeiras em juta
Lanternas iluminam!  Adorei esse efeito, aqui foi feito com papel cartão recortado com estiletes. Eu não usaria velinhas, sei lá, sou traumatizada desde que uma árvore de Natal pegou fogo com enfeites de velas. Uma lãmpada talvez, ou um material incombustível...mas que ficou charmoso, isso ficou. Dica: quando se inspirar em uma ideia procure olhar todas as possibilidades e veja se é viável à sua realidade. E nunca esqueça da segurança. 
Luminárias
Simpatias: Para mim indispensáveis! Veja AQUI algumas delas. Tem a da bananeira que já citei, tem o pão de Santo Antônio e tem as maldades que fazem com o coitado do Santo Antônio. Reza a lenda que se tem que colocar o santo de cabeça para baixo que ele vai trazer um amor para se desvirar. Pensando bem, como o amor vale qualquer coisa, vai que funcione, né...
Simpatia
Gostaram? Tem alguma ideia diferente ou costume bem regional para compartilhar? Conta para a gente aí em baixo! Vamos adorar saber!

Gostou? Compartilhe e nos siga também nas redes sociais

Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest
snapchat: arqsteinleitao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros