Publicidade

Postagem em destaque

10 Lições que aprendi na faculdade de Arquitetura

Recebo algumas correspondências falando de como os leitores gostaram dessa ou de outra postagem aqui do blog. E sempre fico super feliz! É ...

24.4.17

Casa energeticamente eficiente

Nasci em uma época em que a falta de energia era uma impossibilidade reinante. Mesmo assim cresci com pais que economizavam. Vindos de períodos de vacas magras, um mundo que tinha passado por guerras e eles mesmos oriundos de famílias não ricas, o ato de poupar e economizar era constante prática em minha vida.

Entrei para a faculdade de Arquitetura em 1974 e ainda aprendi muitas aulas sobre como usar a arquitetura para o conforto. Mas eram os anos de abundância. E embora a crise do petróleo de 73 tenha alertado sobre possíveis pedras no caminho da fartura, os projetos podiam se dar ao luxo de serem ambientalmente incorretos já que a tecnologia estava aí mesmo para resolver tudo.

Hoje, décadas passadas e milênio virado, nossa realidade é bem diversa. A procura por soluções que sejam ao mesmo tempo confortáveis e econômicas são altamente procuradas. É nesse objetivo que surge a proposta do professor Wen Tong Chong, da Universidade da Malásia, de uma casa energicamente eficiente dirigida às regiões tropicais.

Qual a sua ideia? Um telhado "inteligente" em forma de V, que coleta o vento e gera eletricidade, através de turbinas, ao mesmo tempo que auxilia na ventilação e iluminação natural da casa com suas aberturas e claraboias.

E ainda utiliza água da chuva  que ajuda na limpeza das células solares e geradores eólicos. 


Gostou? Compartilhe e nos siga também nas redes sociais

Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest
snapchat: arqsteinleitao


Comentários
0 Comentários

0 Opiniões:

Publicidade

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More