Armazém de tijolos com cobertura em vidro em centro musical

 Uma sala de concertos em Hamburgo revitaliza um antigo armazém dos anos 60 feito em tijolos com a colocação de uma impactante cobertura em vidro. É o Elbphilharmonie, com projeto de reforma de Herzog & de Meuron.
 A união entre a rusticidade de um elemento, o tijolo cru, com a nova tecnologia que coloca os 1.100 elementos de vidro, curvados com uma desconcertante diversidade que faz com que reflitam a paisagem ora de um jeito, ora de outro, faz desse projeto um marco na paisagem da cidade. 
Internamente o vidro também é usado com a forma arredondada para marcar a circulação e permitir a vista da cidade e do porto. 
A acústica da enorme de concertos, com 2.100 lugares, em forma circular, foi estudada e projetada com Yasuhisa Toyota. Foi usado um sistema de "10.000 painéis de gesso moídos com grande precisão milimétrica, para dividir o som corretamente, com a ajuda de um refletor sob o teto." (Fonte)



Obs: Sobre acústica eu recomendo a leitura do capítulo 5 do livro Entender a Arquitetura sobre Deleite - acústica, forma e som onde o autor mostra a evolução dos teatros e consequentemente dos problemas em acústica. Uma visão bem geral mas que dá um panorama mais aprofundado sobre esse tema tão fascinante.

Fotos: Thies Rätzke (exterior) e Michael Zapf (grande salão)

Gostou? Compartilhe e nos siga também nas redes sociais

Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest
snapchat: arqsteinleitao
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros