Pequenas alterações mudam sala de estar - Meus Projetos

Você sabia que os arquitetos podem ser chamados para pequenas alterações que não apenas resolvem os problemas dos clientes, mas também renovam os ambientes?

Vou mostrar nessa postagem um projeto que fiz para um casal de amigos que me chamaram para ver o que fariam com moveis que estavam minados de cupins. Além disso precisavam ter mais espaço na sala para todos se reunirem para ver TV.  
Eles tinham vários pontos positivos. Um deles uma pintura que valorizava a estrutura e por isso foi mantida. Os vários quadros e objetos de decoração, muitos de valor sentimental imenso também enriqueciam a sala que era cheia de personalidade.
Pontos a manter: o grande armário da sala com a TV todo em madeira. O sofá de canto, a mesa da sala de jantar.

Alterações

O ponto chave foi modificar a modulação do sofá, passando o módulo de canto para perto da janela. Com isso aumentamos a sensação de amplitude que forneceu o espaço para as pessoas e crianças poderem confraternizar com conforto.  
Como a sala tinha características de decoração de décadas atrás e o móvel de madeira da TV iria continuar, com um volume grande, optamos por retirar o antigo rebaixo em madeira e trocar por um de gesso acartonado que proporcionou mais leveza e permitiu que se usasse efeitos de iluminação.
Para acomodar a grande necessidade de tomadas e não deixar que se formasse um vão atrás do sofá que, na nova disposição, ultrapassou os 5 cm de saliência da coluna do prédio, usamos um anteparo também em gesso acartonado. Bingo! Fechamos o vão e colocamos as tomadas necessárias para que quem senta no sofá possa recarregar seus celulares ou usar da maneira que mais lhe for útil.  
 No espaço onde ficava o antigo móvel foi colocado um armário alto, de cor clara, que acomodasse toda a louça e objetos que estavam no móvel antigo que era baixo. O vidro curvo da parte superior do antigo armário foi reaproveitado com novos pés na parte curva do sofá, que agora está junto à janela.  
 Como o novo móvel fica na entrada, a solução foi criar uma parte aberta que dá leveza ao mesmo tempo que abriga o telefone.
Um móvel claro foi usado para acomodar a TV no armário existente e se criou uma série de tomadas para substituir os antigos "benjamins" que haviam ali.

A sala de jantar ganhou um novo aparador também em revestimento claro e um lustre mais cheio de estilo. 

 Os quadros do casal ganharam um novo arranjo.
E o resultado final atendeu às suas necessidades de uma área mais aberta para convivência, sem perder as características originais, com reaproveitamento de móveis e poucas alterações (também trocamos o antigo rodapé de madeira por outros mais altos e claros)  


Fotos de Elenara Stein Leitão e Ricardo Golbert

Gostou? Compartilhe e nos siga também nas redes sociais

Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest
snapchat: arqsteinleitao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros