Nichos para todos os gostos

Nichos. Podem ser sinônimo de ninho, berço primeiro dos pássaros àqueles finais, os repousos de nossos corpos cansados em nossa última morada (nesse plano) para os que, mesmo na morte, habitam "edifícios fúnebres".

Podem também significar oportunidades que alguns percebem nos negócios e que lhes propiciam sobreviver em mercados cada vez mais seletivos e competitivos. 

Ou ainda locais onde espécies consigam sobreviver na natureza. Estes últimos cada vez mais degradados...

E por fim, podem significar para os arquitetos, designers e para as pessoas que curtem suas casas e espaços, aquelas "divisões que, geralmente presas à parede, podem ser usadas para colocar imagens, estátuas ou quaisquer outros objetos."

Simples assim...Nem tanto. Há nichos e nichos. Podem ser caixas sobre a parede com as mais variadas formas. Podem ser escavadas nas paredes, dependendo da espessura destas e da estrutura dos prédios (nas alvenarias estruturais não podemos escavar paredes).

Reuni algumas sugestões de vários tipos e formatos de nichos para servir de inspiração. Vamos à eles então.    
1-  Podem ser usados como cabeceiras de camas. E aqui uma sugestão para que gosta de nichos escavados mas não pode fazer isso em suas casas. Use um painel de acartonado para cria-los. Pense em efeitos de iluminação e revestimentos que valorizem o fundo. 
 2- Marcenaria. Destacar os nichos com cores e materiais contrastantes é uma tendência. Usar formas diferenciadas uma maneira de realçar mais seu projeto.
3- Ambientes com uma pegada mais rústica são valorizados com reaproveitamento de caixas de madeira. Aqui também o segredo é a harmonia da composição e o contraste com os tijolos da parede descascada. 
4- Os nichos valorizam muito as entradas e cantos meio que perdidos. O que seria uma parede comum, vira um elegante suporte para uma peça especial que deva ser valorizada.
5- Praticidade na cozinha. Haja espaço para guardar (à vista) tudo o que precisamos na hora de cozinha. Detalhes de projeto podem facilitar guardar os temperos de maneira bem prática. 
6- Banheiros - Outro espaço onde os nichos se tornaram febre. Uso muito nos meus projetos. Se faltar espaço para recortar as paredes, podem ser feitos com pedras e ter um pequeno balanço. O suficiente que dê para abrigar shampoos, condicionadores e sabão.
7- Mais um exemplo de nicho nos dormitórios pequenos. Aqui servindo como alternativa às mesas de cabeceira.
8- Nas salas de estar os nichos sempre valorizam objetos. Podem ser feitos em acartonado, pedras como o mármore, marcenaria ou escavados. Importante pensar nos efeitos de iluminação que devem realçar os adornos que serão colocados ali,  
9- Nichos em cantos. Sim e com certeza. Vejam no exemplo acima uma maneira bem criativa de aproveitar um canto e fazer uma prática (e bonita) estante de livros. 
10- Arquitetando Ideias e barateando custos. Sim, com certeza. Em imóveis alugados ou mesmo quando o orçamento está curto, ou a proposta é mais alternativa, caixotes pintados podem compor uma bela entrada, servir para organizar áreas de serviço ou mesmo dormitórios. Veja mais ideias de como usar caixotes na decoração.  


Veja também um exemplo onde usei nichos em um projeto comercial - História ilustrada de um projeto e obra

Fontes das imagens AQUI

Gostou? Compartilhe e nos siga também nas redes sociais

Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest
snapchat: arqsteinleitao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros