rEvolve - casa giratória com energia solar



via GIPHY

Várias equipes de pessoas estão colocando em prática uma maneira de otimizar o investimento em painéis solares. E com uma ideia obvia: Se não dá para mover o sol ao redor da casa da maneira mais conveniente, mova-se a casa para que receba maior número de raios solares.

Já mostrei aqui outros projetos, inclusive melhores em termos de arquitetura. Uma era a Casa em Movimento de uma turma do Porto, Portugal. A outra era a 359 que podia ser deslocada por força humana.

Esta casa do exemplo acima foi projetada e construída por uma equipe de estudantes da Universidade de Santa Clara. Eles usaram uma plataforma giratória para que a rEvolve possa realmente aproveitar toda a energia do sol. 

Embora não tenha ao meu ver uma proposta inovadora e tenha custado caro para um proposta de casas pequenas (U$ 61.000 para construir a casa e U$ 25.000 a plataforma (!), ganhou uma premiação universitária em casas pequenas de energia zero.

Me pareceu um projeto semelhante a um motor home onde os espaços são aproveitados com marcenaria. E os alunos ainda reaproveitaram madeira de uma quadra de basquete da universidade. 

Como experimento de aprendizado achei válido, mas não sei exatamente a viabilidade de uma proposta dessas para um uso mais intensivo. Resta-nos aproveitar a energia solar de maneira mais racional que simplesmente fazer uma casa girar...não lhes parece?


 

Fotos : Joanne H. Lee


Leia também sobre :

 

Gostou? Compartilhe e nos siga também nas redes sociais

snapchat: arqsteinleitao 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros