Publicidade

Postagem em destaque

10 Lições que aprendi na faculdade de Arquitetura

Recebo algumas correspondências falando de como os leitores gostaram dessa ou de outra postagem aqui do blog. E sempre fico super feliz! É ...

2016/11/06

Espaços para a ociosidade criativa

Sto Ocio Bar
 A ideia que nós, ocidentais, temos de lazer é....muita atividade. Somos criados em um ritmo acelerado. Ficar parado é morrer. Aliás, como ouvi hoje em uma entrevista de Leandro Karnal, o único "suicídio" aceito é o de "morrer de trabalhar".  

Na arquitetura, desde a graduação, passamos por momentos extenuantes e não sabemos mais o que é dia e noite. Férias? Fim de semana? Muito poucas. É sempre uma corrida louca. E mesmo quando saímos estamos com a cabeça fervilhando de busca de informações. Quantos projetos começaram em guardanapos de bares da vida...

Mas...a criação necessita de uma "brancura" na cabeça. De momentos de puro relaxamento para que o cérebro possa processar o tanto de informação que recebe. Ou talvez para renderizar uma solução mais bonita. E quase todos sabem bem o tempo que leva para um render bom ficar pronto.

Então...vamos pensar em espaços agradáveis e em maneiras de usa-los para bem gozar a vida. E deixar o cérebro voar em busca de uma paz e harmonia que o façam voltar cheio de mais gás. 
Sofá Café - Projeto Super Limão Arquitetura
De cafés com ambientes aconchegantes à bibliotecas com cadeiras que convidam ao descanso e com uma vista relaxante.
Espaço do Ócio
E mesmo espaços de lazer mais virtual são importantes locais podemos relaxar de nossos pensamentos e preocupações.
Ócio em biblioteca de imagem
 E mesmo nas empresas e nos ambientes corporativos podemos ter espaços que levem ao encontro em forma de bate papos e que saiam da rotina diária. Todos eles descansam e revigoram as mentes das pessoas. E podem contar que fomentam a produtividade e criatividade.

Leia: Grupos criativos - equilíbrio entre a realidade e a inovação
Creator Space Tour
Eu, particularmente preciso da natureza e de locais onde possa contemplar e ler sem interrupções que não sejam o som de pássaros. Estar em contato com essa energia me revigora.
Foto pessoal
Não fazer absolutamente nada é a coisa mais difícil do mundo, a mais difícil e a mais intelectual. Oscar Wilde
Foto Pessoal
Sobre esse tema:

Arte é perder a cabeça
E do Papa do Ócio Criativo, uma entrevista sobre o Luxo dos tempos Modernos, o Tempo com Domenico de Masi 

Criatividade é essencial
Nos siga também nas redes sociais

snapchat: arqsteinleitao  

Comentários
0 Comentários

Publicidade

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More