7 ideias de Muros que embelezam seu espaço




O  mundo parece tão cheio de perigos. Cada vez mais construímos muros que separam nossas casas, nossos terrenos. Até mesmo nossos países. Quando pensamos que o mundo estivesse mais livre de barreiras e que poderíamos gozar da liberdade de sermos cidadãos do mundo, vem nova roda viva e fala em mais muros.
muro - substantivo masculino1. constr parede robusta de pedra, cantaria, alvenaria etc., us. para cercar determinada área, servindo-lhe de proteção e/ou limite.2. p.ext. qualquer coisa que sirva de divisa entre espaços.
E nas nossas vidas diárias eles estão cada vez mais presentes. Oxalá pudessem expressar significados e serem mais que muros, pontes de comunicação. Será isso um dia possível? 
"Em vão me tento explicar, os muros são surdos.""Sob a pele das palavras há cifras e códigos." Carlos Drummond de Andrade
Até lá, algumas ideias de muros que embelezam seu espaço e passam mais que apenas proteção.
Muro falante em Berlim: mais simbólico impossível. Obviamente um espaço público, mas que bela ideia de transformar as grades em um código de abertura e comunicação.
Muro vazado - ressignificando a ideia da abertura, mas mantendo a proteção do exterior, esse muro simples é cheio de elegância.
Painel pré fabricado de pedra natural: assumindo a função de proteção, inclusive a visual e trazendo o simbolismo da pedra bruta, esse muro ainda assim é cheio de uma poesia, talvez pela própria ideia de rusticidade que encerra. 
Muro Horta: Tijolo e vedação sim. Mas que serve de suporte para a vida, usando caixotes que encerram plantas e verduras. Lindo. 
Muro de tubos de Shigeru Ban: já um clássico do arquiteto que encerra sustentabilidade e aproveitamento de material em um resultado formal muito rico. 
Muro em 3D da Castelatto Pisos e Revestimentos na Casa Cor Goiás 2014. Material usado foi o Scaleno Etrusco branco, com projeto de Priscilla Barros e foto de Clausem Bonifáci. 

Mosaicos de madeira: Outra ideia dentro da tendência de movimento, usando a madeira como material de composição.

Muros. Sempre haverá quem pense neles como meros elementos de separação. Mas também haverá quem os pense como apenas proteção que pode ser alcançada e que possibilite as trocas que gerem crescimento.

Não quero que a minha casa seja cercada de muros por todos os lados nem que as minhas janelas sejam tapadas. Quero que as Culturas de todas as terras sejam sopradas para dentro da minha casa, o mais livremente possível. Mas recuso-me a ser desapossado da minha, por qualquer outra. Mahatma Gandhi
Fonte das fotos

Nos siga também nas redes sociais

snapchat: arqsteinleitao  

Comentários

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros