The Smile - pavilhão com tecnologia inovadora em madeira

Um pavilhão com uma simbologia muito interessante, feito em madeira (mas não qualquer madeira), feito com painéis CLT ( madeira laminada cruzada) que conjuga integridade estrutural, desempenho ambiental e sustentável, flexibilidade no design com uma boa relação custo benefício. 

Parece um sorriso com as suas formas curvas em madeira e obviamente seu nome reflete esse conceito: The Smile, projeto de Alison Brooks Architects, foi construído para o London Design Festival 2016.



Uma das grandes vantagens apontadas para esses painéis de madeira laminada cruzada é a capacidade estrutural, já que a maneira como as pranchas de madeira são colocadas, em ângulos retos em cada camada, como se fossem uma grade, fazem com que os painéis CLT tenham força não apenas nas direções das fibras (como é a característica da madeira), mas também no sentido transversal. Não é debalde que prédios altos tem sido construídos em madeira utilizando os painéis CLT. 




Dentre as vantagens dos painéis estão: 
  • Seu peso muito inferior à lajes de concreto
  • Resistência
  • Capacidade acústica
  • Resistência ao fogo e à sismos
  • Desempenho térmico
  • Facilidade de colocação



O Smile é a primeira a construção a usar este tipo de material de forma tão extensa. O conceito é simples: Um grande arco com um ponto de apoio central. Sua forma lembra aquele carinha do sorriso, mais conhecida como smile, tão presente nas comunicações há décadas.

Estruturalmente forte, foi projetado para resistir à cargas de vento de aproximadamente 10 toneladas. 

Uma proposta que conjuga poesia de forma divertida com uma tecnologia que renova o uso da madeira, conferindo maior resistência em um material que pode ser renovado.

Nos siga também nas redes sociais

Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest snapchat: arqsteinleitao




The Smile - construction process from Alison Brooks Architects on Vimeo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros