Reforma garante energia neutra em prédio

A Holanda, ou os Países Baixos como são conhecidos, tem um projeto governamental bem interessante: incentivar que casas e apartamentos já existentes possam economizar energia através de medidas que os levem a não desperdiça-la e não gasta-la. Como? Tornando-as casas passivas ou de energia neutra. 

Um exemplo é esse edifício, chamado Zuringhof, que é um projeto pioneiro para estudar a viabilidade do sistema utilizado. Este prédio parece ser uma habitação mais popular, cujos apartamentos são alugados. Mesmo com o reajuste do aluguel, a economia resultante da reforma garante uma economia de cerca de € 20,00 mês.

Os prédios receberam, segundo o site da empresa, uma bomba de calor, painéis fotovoltaicos, um sistema de ventilação de ar com recuperação de calor, caixilhos de janelas de plástico com vidros triplos. 

Nas fachadas foram usadas formas pré-fabricadas feitas de gesso chamadas de Sto Ecoshapes. Elas funcionam como um ótimo isolante e podem ser feitas em cores variadas. Nesse caso a cor verde foi utilizada até para garantir uma nova aparência ao prédio existente.

A ideia foi marcar a reforma, trazendo um impacto de vida ao prédio. Pode ser que para nosso gosto tropical, ele ainda pareça sisudo, mas me parece altamente salutar que haja um incentivo e planejamento estatal para, juntamente com a iniciativa privada, dotar as construções existentes de métodos mais modernos e com uma tecnologia mais avançada para garantir uma maior economia de energia.

  Leia também:


Nos siga também nas redes sociais

Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest snapchat: arqsteinleitao


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros