Como organizar a rotina de cuidados com a casa

Conheça dicas de como organizar suas tarefas domésticas.

Nessa vida agitada de hoje,  o ideal é se programar para fazer tudo dentro do tempo que resta livre. São tantos afazeres que fica complicado manter uma organização.

As tarefas domésticas, de fato, tomam grande parte do tempo que dispomos para outras atividades dentro e fora de casa e, se não houver nenhum tipo de cronograma, a coisa pode ficar bem mais trabalhosa. Assim como a maioria das pessoas que moram nas grandes cidades, dar conta de todas as tarefas domésticas não é fácil, mas um bom planejamento pode ajudar a solucionar esse problema. Então, a primeira dica é ter ou desenvolver a disciplina!



Antes de continuar a ler o artigo, que tal reservar um tempinho entre as tarefas domésticas para aprender idiomas? Na preply você pode apender inglês, alemão ou outras línguas com professores altamente capacitados do Brasil e de todo o mundo.

Confira dicas práticas de como organizar suas tarefas:

1. Organize as tarefas: Antes de mais nada, compre um calendário físico ou eletrônico – o que você preferir. Você vai precisar dele para ajudar na organização e poupar o hábito de ter que guardar tudo na memória. Você também pode pendurar quadros em sua parede e deixá-los próximos ou na própria geladeira com as tarefas escritas. É preciso estabelecer as tarefas por grau de importância e escrever seu início e término.

2. Organize prioridades: Comece pelas atividades mais demoradas e vá fazer as mais práticas. Você pode, por exemplo, colocar as roupas para lavar ou a louça no lava-louças, já que são tarefas feitas por máquinas e que levam mais tempo. Enquanto a máquina lava suas roupas, você pode fazer a limpeza da cozinha, tirando os lixos, por exemplo.

3. Organize o tempo: Não deixe para fazer a faxina nos fins de semana ou só quando você estiver com tempo livre, pois a casa vai ficando cada vez mais suja e você vai levar mais tempo quando resolver fazer a limpeza. O ideal é mesmo estabelecer os dias e horários exatos para fazer as tarefas domésticas. Você também não precisa fazer tudo em um dia e pode dividir as diversas atividades ao longo de toda a semana.

4. Organize as refeições: Aprenda a fazer refeições mais práticas, porém não caia na ilusão de que comer hambúrgueres e comida processada é a solução. Você pode pesquisar por cardápios práticos e saudáveis e criar uma lista semanal de pratos. Ex.: segunda tem frango, terça tem peixe... Em paralelo, crie listas de compras que já incluam os ingredientes.

5. Organize a cooperação: Avise para todos manterem a limpeza, assim você poupa tempo limpando coisas que deveriam ter sido limpadas por outras pessoas da casa. É necessário que todos tenham a conscientização de manter o ambiente bem higienizado. Você pode até convidar as pessoas que moram com você para participar da faxina. Isso irá incentivá-los a desenvolver a disciplina.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros