Publicidade

Postagem em destaque

10 Lições que aprendi na faculdade de Arquitetura

Recebo algumas correspondências falando de como os leitores gostaram dessa ou de outra postagem aqui do blog. E sempre fico super feliz! É ...

2016/08/06

Anthony Howe, o artista da magnífica Pira Olímpica Rio 2016

Abertos os jogos das Olimpíadas Rio 2016 de maneira emocionante. Gostei demais da cerimônia de abertura (e lá abaixo digo rapidamente o que gostei mais e o que não gostei). Mas nessa postagem vou falar de uma imagem impactante para mim e para outros amigos e colegas: a Pira Olímpica.

Sempre um dos momentos mais significativos das aberturas, seja por quem acende a Pira, seja pela sua forma, ela veio nos jogos cariocas em uma escultura do artista americano Anthony Howe. e foi acesa por um autêntico representante do verdadeiro espírito olímpico, o Vanderlei Cordeiro de Lima.  
Pira Olímpica Rio 2016
O impacto daquela "cuia" (gaúchos entenderão) subindo para o sol e este se movimentando e criando efeitos de luz e magia foram realmente maravilhosos. Uma escultura cinética, criada em computador com programas em 3D, posteriormente cortadas a laser para então, serem modeladas em trabalhadas estruturas. 
A arte cinética, é uma corrente das artes plásticas que explora efeitos visuais por meio de movimentos físicos ou ilusão de óptica ou truques de posicionamento de peças.[1] Fonte - Wikipédia


Mas não pensem que, por usar de tecnologia, suas esculturas não espelham suas concepções de vida e no seu caso, suas visões de sabedoria xamânica. Ele trabalha em uma área rural, muitas de suas esculturas são feitas em aço inoxidável e o vento é o seu parceiro na concretização de sua arte. Elas demandam um trabalho de experimentação para saber como irão se comportar com o tempo, se resistirão aos 

Uma arte viva que interage com a natureza e seus ciclos. A natureza não é estática. A vida não é estática. O fogo que nos anima é vivo. Puro simbolismo em um país que prima pelo movimento e pela simpatia de seu povo, que "canta e é feliz...."
Isto Aqui o Que É - Ary Barroso (1942)

Isto aqui, ô, ô

É um pouquinho de Brasil, Iaiá

Desse Brasil que canta e é feliz,
Feliz, feliz
É, também, um pouco de uma raça
Que não tem medo de fumaça, ai, ai
E não se entrega, não
Nada melhor do que ouvir o artista falando sobre suas obras. No vídeo abaixo Anthony Howe nos diz como cria e porque cria. Viajem com ele e veja porque "o importante é colocar sentimentos humanos em seu design".



Podem ver mais de suas obras em seu canal no you tube

E para recordar a Pira Olímpica Rio 2016. Uma imagem que ficará na memória afetiva das Olimpíadas (como o choro do ursinho Mischa em 1980 em Moscou). Uma das lições desses momentos olímpicos de emoção é que o que fica não é a tecnologia, mas a alma. A primeira é uma ferramenta, uma maneira de expressar sentimentos.   



E sobre a abertura, o que mais gostei, e foi difícil pinçar algumas em uma festa que teve imagens lindas com efeitos elegantes, mas vamos lá:

  • Delicadas inspirações nas curvas de Niemeyer quando a Diva Gisele desfilava ao som de Garota de Ipanema
  • Simpáticas bicicletas na frente das delegações
  • Refugiados recebendo ovação- momento mais emocionante do evento. 
  • Pira olímpica acesa por quem representa o espírito olímpico. Adorei isso
  • Os aros olímpicos verdes. Emocionante
  • E a tradicional animação e simpatia do povo brasileiro que, quando aprender a ter auto estima, ninguém segura mais.
Do que não gostei:
  • Das reclamações do número de delegações. Para quem não se dá conta, as estrelas são os atletas. Sem eles não tem Olimpíada nem show
  • Da Regina Casé. Desnecessária
  • O discurso do alagamento global ficou muito didático para um show, em que pese a importância da mensagem.
E vocês? O que mais gostaram? Ou o que menos gostaram? 

Nos siga também nas redes sociais

Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest 
snapchat: arqsteinleitao

Comentários
1 Comentários

1 Opiniões:

Bom Dia, Elenara

Amei Santos Dumont.

Beijos

Publicidade

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More