Seaweed House - feita com algas marinhas

Um material para nós inusitado, mas que faz parte da cultura construtiva local, as algas marinhas foram usadas nessa casa de 100 m2 na ilha dinamarquesa de Læsø pelo estúdio de arquitetura Vandkunsten. A tipologia também é inspirada nas casas tradicionais da região, mas com uma linguagem contemporânea.
As algas são usadas por inúmeros motivos. É abundante na costa, isolante, tem propriedades acústicas, absorve a umidade, é natural e durável. Nessa casa moderna de férias, elas foram utilizadas em grandes painéis de almofadas recheadas de algas marinhas, usados como revestimento e isolamento nas paredes e telhado. 
Segundo o proprietário a alga é um material altamente sustentável e na execução de sua casa "a quantidade de C02 acumulada pelas paredes de algas e telhado excede o C02 emitido durante o transporte e produção de seus materiais de construção." 
"O objetivo foi demonstrar como um recurso natural como algas podem ser integrados em uma prática de construção contemporânea e utilizados de forma comum."

É um resgate de uma técnica que era muito utilizada na ilha mas que hoje se encontra negligenciada, restando poucas casas que usaram essa técnica originalmente. Valorizar a história construtiva, mostrando que pode ser incorporada à técnicas industrializadas modernas é importante para a memória e valorização da cultura e arquitetura locais.

Fonte da imagem: bouwwereld.nl



Nos siga também nas redes sociais

Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest snapchat: arqsteinleitao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros