Design para experiência multissensorial em museus - Apoie

Como é bom percorrer caminhos de cultura. Seja na nossa cidade ou em viagem, caminhar e conhecer centros culturais e Museus é sempre como um reservatório de oxigênio cultural de sobrevivência. Esta sensação é tão importante que o acesso aos bens culturais é um direito constitucional. Mas como garantir a sua acessibilidade para que realmente seja uma experiência para todos?
O direito de acesso aos bens culturais, entre outros edifícios públicos, é assegurada pela constituição federal. 
Já indiquei alguns artigos para leitura em Bens Culturais e a acessibilidade. Este é um tema que vem sendo encarado pelas administrações dos Museus e aqui em Porto Alegre, o Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo é "referência regional em acessibilidade às pessoas com deficiência visual." 

Existe um projeto de Doutorado de Eduardo Cardoso chamado Design para experiência multissensorial em museus que desenvolveu uma série de recursos para que pessoas com deficiência visual possam usufruir e conhecer mais sobre a história da cidade de Porto Alegre. 
Fotos: Letícia Langhanz e Eduardo Cardoso
Com esses recursos muitas pessoas tiveram acesso à informações que lhes eram vedadas antes. Vejam no vídeo abaixo como isso é significativo! Sem contar que elas também são uma ampliação de sensações para todo o tipo de público. 

Super bacana! E para que esse material possa ser disponibilizado ao público do Museu foi lançada uma campanha de financiamento coletivo com brindes do Museu. "Todo o material vai ficar disponível para as mediações do público com deficiência visual e oficinas multissensoriais para interessados(as) na experiência."
Saiba mais como apoiar essa campanha no link abaixo:




Nos siga também nas redes sociais

Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest snapchat: arqsteinleitao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros