Um dos 10 projetos mais inovadores de 2016 - Cella Bar

Uma transformação de um edifício antigo e abandonado em um espaço moderno que foi considerado um dos 10 projetos mais criativos e inovadores de 2016 é o projeto de destaque hoje no blog. E como estou em um tempo de sincronicidades esta peculiar reforma e ampliação fica localizada numa pequena ilha de um arquipélago que foi considerado pela revista National Geographic o lugar mais bonito do mundo.

Estou falando do Cella Bar, um restaurante bar na ilha de Picos, nos Açores. Por coincidência (se é que elas existem) eu participei de um almoço cultural ontem que falava justamente sobre os Açores e onde, ao lado da arquitetura tradicional portuguesa e açoriana, foi mostrada uma foto desse mesmo bar como exemplo da produção arquitetônica moderna nos Açores. Sobre arquitetura já falei sobre o projeto do Museu de Artes de Oscar Niemeyer para lá e de um hotel em madeira no arquipélago. 

Os Açores tem uma ligação bastante estreita com o sul do Brasil, especialmente com a cidade de Porto Alegre. E não é de agora que essas mágicas ilhas me convidam para um olhar mais aprofundado. E quem sabe para uma visita real...

O projeto arquitetônico com 322 m2 é autoria de FCC Arquitectura é de 2015 e se destaca pelo contraste entre a arquitetura tradicional da região representada pelo prédio já existente e a moderna forma orgânica em madeira que me lembram barcos e a vocação marítima dos habitantes. Os interiores são de Paulo Lobo.










fotografias


Almoço Clio | Açores teve palestra de um de meus escritores favoritos Luiz Antonio de Assis Brasil (cujo primeiro livro foi justamente sobre os Açores). Sura relação com as ilhas é intensa, tendo desenvolvido seu pós pós-doutorado na Literatura Açoriana contemporânea e ministrado aulas na Universidade dos Açores. O Governo dos Açores lhe conferiu a "Insígnia de Reconhecimento pelo serviço prestado de difusão da cultura açoriana". 

Foi uma oportunidade maravilhosa para conhecer mais sobre as ilhas e confirmar minha intuição que elas tem um significado muito especial para mim e que vou ter que conferir isso mais de perto.

Gastronomia da chef Carine Tigre

Entrada
Graciosa (salada de atum com vinagreta de mostardas)

Prato Principal
Pico (carne assada com mix de tubérculos)

Sobremesa
Flores (pudim de pão)

Nos siga também nas redes sociais
Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest snapchat: arqsteinleitao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros