Papos de Snap - Filosofia e desenho na arquitetura

Já falei para vocês que ando me aventurando no snapchat. Uma para tirar o meu receio de gravar vídeos. Sou daquelas pessoas que funcionam melhor escrevendo que falando. E definitivamente me sinto mais à vontade dirigindo que na frente nas câmeras. Mas como o snap é tipo jogo rápido, sem muita produção, ando dando uns pitacos por lá. 

Resolvi então salvar alguns e mandar para meu canal do you tube porque acho que valem o debate. O papo de snap que começo hoje fala de dois assuntos que me instigam no afazer arquitetônico.

O primeiro é baseado em uma dica de livro que dei hoje por lá: Filosofia e Arquitetura. E mais uma vez repiso aqui a minha visão de que a Filosofia é uma matéria fundamental na formação de qualquer pessoa. E como profissional de arquitetura mais ainda. É fundamental que as ciências, e a arquitetura o é, seja dominada em suas técnicas. Para isso existe a formação acadêmica. Mas a técnica nada é sem o questionamento do para quê. Do por quê. Do para quem. De todos os questionamentos que fortalecem o conceito de uma obra e que a fazem coerente com a visão do profissional que a concebe.

O segundo deriva do primeiro e é resultado também da análise dos snaps que tenho acompanhado de alguns colegas e dos intensos debates em redes sociais sobre a representação gráfica na arquitetura. Nos snaps tenho notado que muitos jovens arquitetos têm valorizado o desenho a mão para a apresentação ao cliente. Achei deveras interessante. Eu não o uso mais. Acho que me acostumei a gerar as soluções em 3D para uma melhor visualização. Cada um com o seu processo. 

Mas seja a mão ou em meios digitais, tenho claro que a representação gráfica é sempre uma ferramenta. Importante ferramenta, mas não acima do projeto. E não, o projeto não é apenas planta, por mais bonita que seja feita. Assim como não é uma maquete. Projeto é um conjunto de soluções que estão expressos em desenhos e/ou maquetes. 

E vocês? O que acham? Venham me acompanhar nos meus papos de snap também ( arqsteinleitao) e deixem nos comentários os seus snaps para que eu possa segui-los também.



Nos siga também nas redes sociais
Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest 
snapchat: arqsteinleitao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros