Inspiração do dia - quartos escandinavos

quartos com estilo escandinavo
Design escandinavo. Já sou apaixonada há muito anos e parece que mais gente está voltando novamente os olhos para esses espaços e mobiliários que são aparentemente muito brancos e minimalistas, mas que encerram muito talento e muita tradição. Já li em algum lugar que a simplicidade é o topo da sofisticação. 
A Escandinávia é uma região geográfica e histórica do norte da Europa e que abrange, no sentido mais estrito, a Dinamarca, a Suécia e a Noruega. Num sentido mais amplo, o termo pode também abranger a Finlândia, as ilhas Feroé e a Islândia. (Wikipédia)
Também podem ser conhecidos como países nórdicos. E ao lembrar deles o que vem à mente? Deuses loiros, barbudos e com martelos. Muita limpeza e civilização. E frio. Talvez por isso a necessidade de muita cor clara e sensação de amplidão e calor.

Leia também: Branco como inspiração

quartos com estilo escandinavo
Então o que me inspira no design escandinavo, além de sua limpeza, é o fato de ser simples, feito para ser consumido em grande escala e por isso deve primar pelo custo econômico e de ser muito bom. Tão bom que virou clássico há décadas.  
quartos com estilo escandinavo
E nos exemplos que separei de quartos podemos ver suas características básicas:  Economia de elementos, mas todos os usados são marcantes. Economia de materiais e cores. Uso de muita cor clara, com predomínio do branco, mas com intervenções pontuais de cores e, em alguns da madeira como elemento de aconchego.
quartos com estilo escandinavo
 Embora sendo enxutos, eles primam por materiais que aqueçam e façam dos ambientes, espaços agradáveis para um convívio interno, fator que é muito desejável em climas frios.   
 A contraposição com o preto torna o branco ainda mais clássico.
A limpeza das formas, a ausência de muitos adornos. A organização. Meu lado alemão talvez que grite mais alto nessas horas. E cá entre nós, pelo fascínio que eu tenho pela Escandinávia devo ter algum Viking perdido no DNA. (Fonte)
quartos com estilo escandinavo
E o exterior é explorado em esquadrias ou grandes panos que permitem a luz solar entrar e esquentar, coisa que aqui nos trópicos tendemos a tratar de maneira distinta. 
quartos com estilo escandinavo
Vejam também:




(Errata: eu costumava chama-los de eslavos!!! Erro meu, perdão!!!)

Fonte das imagens Pinterest Decoist 

Nos siga também nas redes sociais

Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest
snapchat: arqsteinleitao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros