Publicidade

Postagem em destaque

10 Lições que aprendi na faculdade de Arquitetura

Recebo algumas correspondências falando de como os leitores gostaram dessa ou de outra postagem aqui do blog. E sempre fico super feliz! É ...

2016/05/24

Design para coletar/redesenhar momentos significativos

Estava pesquisando sobre a madeira transparente quando encontrei esse estúdio de design japonês. Eles desenvolveram essa mesa que parece ser de madeira transparente. Parece mas não é! Na verdade é de acrílico com veios. Mas como nada na vida acontece por acaso, muito menos na web, é dessa maneira meio que por acaso que faço muitas das minhas melhores descobertas.

Fui lá conferir o Stúdio Nendo e seu conceito de trabalho: 
...acreditamos que estes pequenos momentos "! " são o que fazem os nossos dias mais ricosÉ por isso que nós queremos reconstituir o quotidiano através da coleta e redesenho em algo que é fácil de entender.
Eles se referem aos momentos de exclamação que temos em nossas vidas diárias e que nem sempre são expostos ou levados na consideração que merecem. Ressaltar essa necessidade me soa como aquelas sutilezas que a cultura nipônica nos brinda e que eu tanto admiro.

Numa rápida olhada vi alguns dos seus projetos que vão desde a arquitetura à projetos gráficos para grandes empresas. E em todos o desenho inicial expressa o conceito que mostra claramente a intenção e a inspiração.  

A Casa Livro ou Book House recebeu um prêmio de excelência, o JCD Design Award. Escusado dizer que eu adorei a ideia de usar essa estante como uma biblioteca exposta ao público. Ou seja, as paredes externas revelam o saber e convidam as pessoas a usufrui-lo. E a luz é usada como elemento de ligação entre o interior e o exterior. 


Auto explicativo, o desenho do edifício dos pássaros permite a observação de uma pessoa nessa linda casa dos pássaros na árvore projetada para a Fundação Ando que se dedica a "promover e aumentar o acesso a atividades na natureza". 



Para a Universidade de Arte e Design de Kyoto foi criado esse pequeno pavilhão (em colaboração com o arquiteto Ryue Nishizawa) que é composto de uma cobertura e respeita a íngreme topografia local. A ideia é que "os visitantes lembrem da sensação de uma caminhada nas montanhas sob cobertura de árvores".  

Para a propaganda de uma mega indústria de maquinário pesado foi criada que a mostrasse ao consumidor comum, raramente alcançado por ela com esse tipo de publicidade. Através do uso da logotipia da empresa IHI foram sendo mostradas todas as suas áreas de atuação. 
"Esta ideia original surgiu da semelhança das letras do logotipo com as vigas de aço I e com os perfis H utilizados na construção. Assim como aço estrutural é usado para construir edifícios, este conceito nos permitiu montar uma variedade de imagens visuais." 





Nos siga também nas redes sociais
Twitter Flipboard Facebook Instagram Pinterest 

snapchat: arqsteinleitao

Comentários
0 Comentários

Publicidade

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More