5 casas gaúchas contemporâneas - do container ao popular

Casas gaúchas. A arquitetura gaúcha, mormente a de foco em habitação unifamiliar, também vai se transformando e trazendo novas tipologias e materiais ao afazer cultural e tecnológico incorporado à cultura local que sofreu muita influência da imigração européia.

Reuni cinco exemplos da produção contemporânea do estado. 



Conheço bem essa praia, meu pai foi um dos pioneiros e muitos veraneios passei em Xangri-lá. No inicio uma mera vizinha da toda prosa Atlântida, foi se transformando em um local mais cobiçado e hoje inúmeros condomínios fechados a tornam uma localização bastante valorizada. Estes mesmos empreendimentos, dotados de maior segurança, permitiram projetos mais soltos como é o caso dessa casa.

“O que consideramos interessante explorar no partido tem a ver com o programa. Uma relação mais franca e luminosa com o espaço externo no térreo e, na parte superior, com exceção das varandas,
essa característica mais noturna”
Casa mistura container e alvenaria comum em Campo Bom/RS

Usando oito containeres, o projeto de Luis Maldaner tem como foco a sustentabilidade com o aproveitamento de materiais e telhado verde. Com vinte ambientes, a casa teve um custo similar à de uma de alvenaria tradicional.


Casa Mozart da 4d Arquitetura

"A Casa Mozart foi encomendada para ser um projeto contemporâneo, todo revestido em madeira e com jardim de inverno na sala de estar"
Uma casa pequena (97 m2) com um grande balanço e leveza na concepção, privilegiando a madeira e que foi construída sobre uma plataforma no terreno com grande desnível. 
Sede de estância no Pampa Gaúcho - Projeto de René Fernandes
“Queríamos uma casa que lembrasse as que existem por lá, fugindo de algo que ‘apareceu do nada’ naquele contexto....O estilo típico da região é um “colonial sulista”. Lembra as casas coloniais espanholas e um pouco as holandesas. É uma arquitetura muito própria e rica.”
Uso de materiais, mobiliário e tipologia locais criou esse projeto elegante e apropriado para o clima e cultura locais.  
Casa de madeira revestida com folhas de latasm en Curral Alto

Mas nem só de arquitetura de padrão mais elevada é feito o panorama gaúcho. Há uma produção popular que passa adiante técnicas tradicionais ao mesmo tempo que incorporam materiais de descarte e mais modernos.
“As questões ecológicas e geográficas interferem na construção das moradias e na escolha dos materiais. ...no Sul, a presença da madeira é muito forte, tem de todo tipo. As folhas de lata de azeite ou similares também são usados para revestir paredes. Apesar de ser uma região fria, são poucas casas com lareira. O fogão à lenha e a cozinha usada como sala de estar têm sido a solução preferida”.Günter Weimer.
Gostou? Tem mais alguns exemplos? Conta prá gente. Vou adorar saber.
 

Nos siga também nas redes sociais 

Twitter  Flipboard  Facebook  Instagram  Pinterest  snapchat: arqsteinleitao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros