Arquiteta paquistanesa projeta abrigos sustentáveis


Um documentário sobre a primeira arquiteta mulher do Paquistão, Yasmeen Lari na AlJazeera me chamou a atenção. Sua proposta de cerca de 2000 abrigos de bambu com fechamento em adobe para as áreas afetadas pelo terremoto de 2005 em seu país é ambientalmente correta. Fáceis e baratos para construir e com uma pegada sustentável, foram uma parceria com o 
Architecture for Humanity, a Nokia e Paquistão Society. Outro trabalho seu de fôlego foram as 36000 casas que foram construídas para ajudar uma população de 20 milhões de pessoas afetadas pelas inundações de 2010.  

Formada pela Universidade Oxford Brookes, foi premiada pela ONU com o reconhecimento de seu trabalho para a promoção da cultura e da paz. E pelo governo de seu país foi premiada com o Sitara-e-Imtiaz, um dos maiores prêmios civis paquistanês. 

Arquiteta de renome, projetou grandes edifícios para clientes do setor corporativo. Mas é no trabalho comunitário e humanitário que tem se destacado mais e mais. E sempre com um olhar atento à realidade e a uma interpretação da realidade onde vive.  

"....como arquitetos, somos ensinados que a arquitetura é como Deus porque você cria coisas. Como resultado, o seu ego fica inflado. Você acha que ninguém mais pode fazer o que você está fazendo. Agora meu trabalho é outra coisa. É um outro mundo que eu estou trabalhando. "

Siga Heritage Foundation de Yasmeen Lari no Facebook



Veja os outros documentários sobre arquitetura da AlJazeera AQUI 


Leia também:


Via




Rebel Architecture - A traditional future from Eqbal Ahmad FB Fan Page Admin on Vimeo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros