Tudo sobre a casa : banheiros

 
Os banheiros hoje se tornaram um espaço muito significativo nas nossas casas. De espaços de higiene, muitos passaram a ser verdadeiras salas de prazer e relaxamento. Mas nem sempre foi assim. Na verdade até bem pouco tempo atrás eles sequer existiam em nossas casas...

Muitos talvez nem saibam, mas me lembro das histórias que minha mãe contava de seu banheiro separado da casa, quando era pequena. Morava para fora e sua função era "peniqueira". Ou seja, recolhia os penicos que ficavam embaixo das camas....

Leia também sobre:

Já imaginaram pensar nas história dos espaços das casas? Como se formaram, como eram antigamente? Pois Estou lendo um delicioso livro chamado Tudo sobre a casa que fala exatamente sobre isso. De uma maneira amena e cotidiana, os autores nos levam a um passeio pela história, por como cada ambiente veio adquirindo as funções e conformações que tem nos dias de hoje.

O capítulo sobre banheiros nos leva aos primórdios da civilização. Já imaginaram como faziam os homens e mulheres de milhares de anos atrás para um simples banho? Ou para outras necessidades mais prementes? Rios ajudaram muito...

 
História do banheiro
Mas também ficamos sabendo que sociedades do séc IV A.C. já dispunham de alguns confortos. Os mais ricos, obviamente como era o caso do Palácio do Rei Minos.
 
Cnossos
O banho como local de encontro passou a ser um costume de sociedades como a Romana. Costume que foi cortado com o fim do Império Romano. Passamos então por um período de trevas. Inclusive no quesito higiene. Mesmo castelos ocidentais não possuíam instalações para o que chamamos hoje de banheiro. Era sabido que os dejetos humanos eram jogados janela afora, nas ruas e em quem passasse por elas. Não era debalde que muitas pestes dizimaram multidões pela história.  
Estes dias estava vendo um programa onde mostravam os compartimentos secretos do palácio de Maria Antonieta. E ela dispunha de um local para banheira e uma espécie de vaso sanitário. Uma exceção para a época!

Mesmo banheiros pequenos recebem um tratamento mais requintado hoje em dia
Imaginem que somente no final do século XIX os banheiros começaram a surgir nas casas. E mesmo assim como espaços escondidos e pequenos. Começaram a surgir tentativas de modular e mesmo pré fabricar os banheiros, como mostra a imagem do projeto de Buckminster Fuller. Isso em 1940! 


Em 1940, Buckminster Fuller recebeu a Patente 2220482  por um banheiro pré fabricado (fonte)
Já imaginaram quantas adaptações e tecnologias foram (e estão sendo criadas) para que desfrutemos de um conforto, para nós indispensável, de ter pelo menos um espaço da casa para nossa higiene?
Banheira 2016
Imaginem então saber sobre a história de todos os outros cômodos! Fascinante! Podem imaginar como estou me deliciando com a leitura que, aliás, recomendo.  

Leia também sobre:
 

Veja mais banheiros AQUI
Tudo sobre a casa

Gostou? Tem alguma sugestão? 



Comenta e conta para a gente a sua opinião. 
Nos siga também nas redes sociais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros