Arquitetura orgânica - botânica construtiva

Nesses nossos tempos de agora o que conta é o imediatismo. Sabem aquela descrição dos arianos (os de signo): quero e quero já? Pois é. Queremos tudo JÀ!

Não sabemos mais viver sem novidades, sem a maratona de séries, sem a ansiedade do que vem depois. E na Arquitetura? 

Imaginem uma construção que levará uns 50/60 anos para ficar pronta como foi imaginada pelo seu projetista. Parece coisa de catedral gótica que levava séculos para ser terminada. Quando eram... (vejam a Sagrada Família de Barcelona...)
Estou falando do que costumamos chamar de Arquitetura Viva. Uma das maneiras de fazer essas construções é usando elementos vivos que são moldados em formas planejadas durantes o seu crescimento. Um exemplo é a proposta deste workshop MIAW2 do Politecnico de Milão. Um lindo recanto florido que trabalha com a natureza e a paciência. Um obra que talvez muitos não vejam pronta, mas que ficará na lembrança como uma construção para o futuro.

Treinar a paciência me lembra um livro que li faz muitos anos: A Arte Cavalheiresca do Arqueiro Zen. Faz parte do processo de se tornar um mestre entender que o caminho é talvez mais importante que a chegada. E assim a pressa é quase sempre inimiga da perfeição.

 A técnica Zen desafia a lógica ocidental que se prende ao pensamento lógico científico, aqui o que importa é o caminho até algo e não alcançar algo. O que nos muda é o caminho. Imagine uma lenda de uma água mágica e sagrada no alto de uma montanha muito alta e quase impossível de se escalar, aquele que se dispõe a fazer o trajeto da montanha, ao alcançar o topo já será outro e não o mesmo que começou a jornada, ai já não importa se a água é sagrada e tem poderes mágicos ou se vai te dar xistose (Fonte)
Assim também as pessoas que praticam essa experiência de "jardinagem arquitetônica paciente" sairão diferentes. E essa diferença em cada um pode ser o diferencial que compense não ver a obra pronta.

Há vários exemplos desse tipo de experiências. Desde triciclos que são feitos com o crescimento do bambu até propostas de casas vivas onde falei sobre as vantagens e desvantagens desse tipo de solução. 

Abaixo outros exemplos:


Fonte


Estrutura chamada Botany Building desenvolvida por Oliver Storz, Ferdinand Ludwig e Hannes Schwertfeger

Catedral Vegetal no Norte da Itália -  Projeto de Guiliano Mauri



The Auerworld Palace na Alemanha, projeto de Marcel Karberer e Sanfte Strukturen

Catedral Verde - Marinus Boezem

O tempo. Cada vez mais somos oprimidos pela necessidade de fazermos mais e mais rápido. Aquela historinha que me contavam quando pequena que no futuro teríamos tempo para o lazer parece que ficou no conto de fadas. Hoje trabalhamos em casa, estamos sempre conectados aos clientes, aos fornecedores, aos patrões. Nosso lazer é uma obrigação. Ser feliz é uma obrigação. E todos lá no fundo sabemos que nada sólido se constrói rapidamente. Por isso a lição da arquitetura orgânica me encanta.

Fontes das fotos : 
Dornob
Gizmodo
Andersberenssonarchitects

Gostou? Tem alguma sugestão? 


Comenta e conta para a gente a sua opinião. 
Nos siga também nas redes sociais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros