O outro é apenas alguém ou algo diferente

Cada vez mais intolerantes com a diferença. Assim tem me parecido o mundo virtual. Cada um esparramando suas verdades e crenças (aliás, nada contra e tudo a favor) mas cada vez mais cobrando as posturas alheias (também nada contra, desde que origine um debate bacana).

Confesso. Já fui mais radical. Já cobrei mais. Já achei que A, B e C não pensavam, não refletiam, não tinham uma visão crítica do mundo. Pelo menos a visão que eu achava mais certa. Existe uma tênue linha entre a troca de opiniões e o doutrinamento. E quando as nossas verdades se tornam um dogma, corremos o risco de virar sectários. Alguns até fundamentalistas.  
um autêntico Áries deve preferir não dizer
quando o dizer é confundir.
O sectarismo está cravando no teu sonho
os seus dentes de nácar,
e nem te dás conta.
Ademais, não são de nácar.
- Thiago de Mello - Horoscopo para os que estão vivos
Conheci a poesia de Thiago de Mello, poeta das águas do Amazonas, sobrevivente da ditadura, no final dos anos 70. Um dos poemas dele que me marcou foi o que coloquei acima. Só fui compreender exatamente o que ele me alertava com o tempo. O tempo é senhor das espertezas, mais que das certezas. O tempo liberta. O tempo te faz passar pelas descobertas, pelas convicções bombásticas, pelas dúvidas, até chegar ao tempo de compreender que a confusão é o mundo. Maia. Ilusão. E que nós criamos as nossas ilusões.  
E no meio da nossa ilusão de mundo, coexiste a ilusão alheia. As vezes ela permeia a nossa. As vezes faz fronteira. As vezes é oposta. 

Mas quase sempre é resultado da trajetória. Cada um constrói a sua estrada. 
O estranhamento talvez seja bom também. Nós sempre nos orgulhamos de nossa gentileza como nação. Talvez ela fosse apenas resultado de um verniz que ocultasse camadas e camadas de defeitos, problemas e inconformidades.

Significado de Inconformidade

s.f. Sem entendimento ou conformidade; ausência de acordo; divergência ou desacordo.
Excesso de rebeldia ou resistência; insubmissão.
Geologia. Designação comum de discordância angular.
(Etm. in + conformidade) (fonte)
 Quando encontramos algo, na construção civil, que esteja em não conformidade com a excelência construtiva, devemos fazer todos os esforços para refazer e ajustar. Na vida não deve ser muito diferente.

O imóvel que parece bonito, mas esconde problemas de fundação, corre o risco de ruir. Tudo o que é realmente importante para a consistência de algo, está na maioria das vezes lá dentro. Ir ao âmago da questão é sempre mais complicado, mais custoso, algumas vezes mais dolorido. Mas sem dúvida é muito mais eficaz que passar um mero verniz sobre algo estragado.

O que já não nos serve, pode ter alguma outra utilidade. É olhando os materiais, os problemas e a vida de outro ângulo (olha a discordância angular vista de maneira positiva e nos auxiliando à mudanças) que podemos achar novos usos, ousar em criatividade. Materiais brutos podem conter sutilezas e carregar belezas (desculpem a rima de pé quebrado, mas a poesia, mesmo ruim, é necessária, quase sempre).
Não se riam da pieguice. Um desafio: frequentem por momentos que sejam, uma ante sala de UTI de um hospital, e reflitam sobre o que realmente é importante na vida. No final, somos todos piegas. Tudo o que queremos é segurança. Uma mão amiga que nos auxilie na travessia.  
Assim, quando vejo tragédias, quando vejo pessoas morrendo porque alguém achou que a sua verdade/ganância/crença deve prevalecer, uma parte de minha alma chora. Chora pelas crianças inocentes que um dia fomos. Chora pelas utopias que morrem em nós. Chora pela intolerância que tentam nos vender como rumo a seguir.
Artigo XII
Decreta-se que nada será obrigado
nem proibido,
tudo será permitido,
inclusive brincar com os rinocerontes
e caminhar pelas tardes
com uma imensa begônia na lapela.

Parágrafo único:
Só uma coisa fica proibida:
amar sem amor.Thiago de Mello - Estatutos do Homem
Mas a esperança que teima em morar em minha alma me aponta que dos embates podem nascer novos entendimentos. Que os poucos intolerantes não passarão. Que ainda existe humanidade nas crianças que cresceram e que não apenas querem sobreviver. Querem acreditar na construção de um mundo consistente e bonito.

PS: As imagens foram encontradas aqui e ali na internet. Perdoem se não cito as fontes, é só me mandarem os dados que acrescento.


Gostou? Conta para a gente a sua opinião. 


Nos siga também nas redes sociais



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros