Mais ideias para apartamentos pequenos

Apartamentos pequenos. Entre a euforia da compra ou do aluguel e a descoberta de que muitos dos sonhos e móveis não vão entrar no espaço existe uma pequena defasagem de expectativas. Por isso oriento meus clientes e amigos (e leitores) que mais importante que chamar um arquiteto para a vistoria na hora da entrega, é já chamá-lo na hora da escolha do imóvel.

Enfim. Apartamento pequeno e pronto para ocupar. Como faz???? Lógico corre para o Pinterest, Google e blogs da web e tecla: apartamento pequeno, piccolo, small!!!! E socorro, aparece uma infinidade de soluções com um pé direito ENORME onde se pode colocar a cama para cima. Lindo!!! Mas me diz, quantos lofts assim se encontra em um padrão médio de bolso???

Loft Pequeno
FONTE
Deixamos essas soluções de altura por motivos óbvios e vamos à caça das demais. De cara notamos que o nosso conceito de pequeno é diferente do da maioria das opções apresentadas. O pequeno deles é gigante perto do nosso!!!!
Apartamento pequeno
FONTE
Mas mesmo assim podemos pescar algumas sugestões. Por exemplo: cor. Tem que ser tudo branco ou pastel???? Não! Pode ter cor sim. Olha essa parede acima. Mas note que o ambiente é limpo de mobiliário. Uma estante (lindona) minimalista, um sofá neutro e um painel de vinil atrás (apaixonei por esse painel!!!). Então use cor sim, mas sem exageros.  
Apartamento pequeno
FONTE
Outro exemplo com um truque legal. Usar cortinas para separar ambientes. Nesse loft aí de cima é tudo compartilhado. E se forem notar bem o que separa a sala do quarto são cortinas. Ali ainda tem um vidro que garante a transparência e a luz, além de um certo isolamento acústico. Mas em orçamentos mais apertados até a cortina sozinha resolve. 
Apartamento pequeno
FONTE
Tijolo e materiais mais rústicos? Dá para usar sim. Mas mescle com cores claras para não encolher mais ainda seu apartamento.
Apartamento pequeno
FONTE
Plantas difíceis. Pois é, tem imóvel que além de ser pequeno é anguloso. Ou arredondado. Ou tem portas demais. (Um arquiteto percebe isso de cara e o quanto vai custar para mobiliar decentemente depois. Até porque geralmente foi outro arquiteto quem projetou assim....). Como resolver? Com muita criatividade e geralmente com soluções de marcenaria personalizadas. 
Apartamento pequeno
FONTE
Lareira? Se o apartamento pequeno tiver uma (caso dos locais mais frios do país) dá para tirar partido em ambientações muito charmosas. Mas se não tiver na planta original e você tiver o sonho de sentar olhando as chamas, sempre há a alternativa das lareiras ecológicas.
Apartamento pequeno
FONTE
Encerramos com a solução da altura. Mas aqui em um espaço de pé direito aparentemente normal. Na verdade a cama é quase um beliche sem a cama de baixo. E a escada nem precisa ocupar tanto espaço como essa que, embora charmosa, as vezes pode dar lugar para outras utilidades.
Loft pequeno
FONTE
Veja também:

Gostou? Conta para a gente a sua opinião.  

Comentários

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros