Purificando o ar urbano e fazendo joias

Poluição. Quando eu era pequena (e isso faz muito tempo) ficava impressionada com a nuvem que via sobre a cidade de São Paulo nas viagens. E a comparava com céu límpido da minha então despoluída Porto Alegre. Hoje creio que muitas crianças nem conhecem o que seja um ar de cidade limpo. 
The Smog Free Tower

Dentre as soluções paliativas para para limpar o ar, achei interessante essa torre metálica, proposta pelo Designer Daan Roosegaarde em colaboração com pesquisadores. Sua função? Purificar o ar. É uma projeto colaborativo e gratuito e segundo os criadores, tem a capacidade de sugar e purificar um 30.000 metros cúbicos de ar a cada hora.

Obviamente é premente atacar as causas que geram a poluição urbana, incentivando o transporte público eficiente, promovendo o aumento da cobertura vegetal nas cidades (telhados verdes), incentivo ao uso de bicicletas, meios de transporte e combustíveis não poluentes. E repensando o como produzimos o que consumimos. Sabemos que não são medidas de curto prazo em termos de implementação e resultados. Então até lá o que fazer? Leiam o dado abaixo e sintam a urgência de soluções como essa torre.
Um dado estarrecedor é que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a poluição urbana é a causa da morte de mais de 1 milhão de pessoas/ano no mundo. Sendo que idosos, crianças, gestantes, pessoas que tem problemas cardíacos e/ou respiratórios e camadas mais pobres que são mais expostas são os maiores atingidos.(A poluição urbana é caso de saúde pública)
Como funciona a Smog Free Tower? Ela usa a ionização para remover partículas. Existe um sistema de ventilação radial na parte superior que funciona com energia eólica. O ar entra, as partículas são ionizadas e o ar limpo é devolvido por aberturas na torre. Como ele usa partículas positivas, não produz ozônio.
  
The Smog Free Tower

Já pensaram que maravilha ter uma dessas em áreas hiper poluídas? Já existe um protótipo em Roterdã. E várias cidades, uma delas Pequim, já se interessaram pelo projeto. Querem saber mais? Veja AQUI. E para tornar mais simbólica a sua proposta, eles fazem uma linha de joias da poluição retirada do ar.

The Smog Free Tower

The Smog Free Tower

The Smog Free Tower

The Smog Free Tower

Gostou? Conta para a gente a sua opinião. 



Smog Free Project by Daan Roosegaarde [OFFICIAL MOVIE] from Studio Roosegaarde on Vimeo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros