Estacionamento para bicicletas em estações

Estacionamentos para bicicletas nos metrôs e estações ferroviárias são uma preocupação e recebem cuidados em várias partes do mundo. Vejam que interessante essa solução de um escritório australiano para um concurso em Victoria, na Australia. 

Os governos estão se sensibilizando para prover condições para que as pessoas possam optar pelo uso das bicicletas movidos pelos esforços de reduzir a poluição causada pelo transporte individual. No caso do governo de Victoria a ideia era repensar os estacionamentos existentes, dando-lhes uma roupagem mais inspiradora para alçar o ciclismo a um patamar mais elevado no transporte público da cidade, mas sempre tendo em vista um orçamento mais reduzido.   

Os conceitos chaves da proposta do BKK foram:

  • Modulação funcional: teriam que ser fáceis de serem replicados, baratos e seguros.
  •  Adaptabilidade: Teriam que ter a capacidade de expansão no caso de necessidade de maior número de bikes a abrigar ou ainda funções adicionais. 
  • Simbolismo: Ser um marco no espaço e lembrar o ciclismo.

Bicycle Parking at Stations

Bicycle Parking at Stations

Bicycle Parking at Stations

Na imagem acima pode-se ver a evolução do projeto partindo das atuais gaiolas para um coroamento que lhes garantisse uma maior presença. Aqui podem ver as outras três soluções do estudo encomendado pelo governo local. O interessante nessa proposta é a parceria e cuidado do poder público, contratando quatro escritórios locais para estudar um conceito de estacionamento que mostre a importância das bicicletas como locomoção na cidade.   

Projeto: BKK


Leia também

Gostou? Conta para a gente a sua opinião. 

Siga-nos nas redes sociaisTwitter: @arqsteinleitao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros