Espaços para ler embalados por contos

Studio Clio - Histórias de Andersen
Contação de histórias
Contos. Tenho muito presente o meu fascínio por um livro ricamente ilustrado sobre os Contos de Andersen. Eram minha leitura predileta quando pequena. Tão pequena que liam para mim e eu não admitia que pulassem as páginas já que sabia de cor as histórias. Por isso me fascinou o tema do almoço Clio que falava justamente sobre Andersen: histórias no berço da Dinamarca.    

Quem visita a cidade de Odense, na ilha de Fusten, depara-se com um enorme culto a Hans Christian Andersen, autor de poemas, peças de teatro, diários de viagens, e, especialmente, de contos de fadas. Há estátuas valiosas espalhadas pela cidade, prestigiando histórias cujos personagens e temas se mostram tão sedutores quanto atuais, embora criados há mais de 200 anos. Neste Almoço Clio, a prof. Ana Maria Dischinger Marshall divide algumas destas narrativas que perpetuam no visitante o sentido profundo de mundo real que se alimenta do imaginário. 
A Dinamarca...esse país distante, sobre o qual já postei alguns exemplos de design e arquitetura (vejam AQUI). Ele se mistura com as imagens do meu livro predileto de infância: A Rainha das Neves. Para quem não sabe, Fronzen é baseado nesse livro, com obvias adaptações ao estilo Disney. Eu ainda continuo gostando mais do original de Andersen e aqui falo também sobre essa minha relação com os contos.

Essa magia que me remete à infância e me despertava tanta vontade de ler e reler me fez pensar nos ambientes de bibliotecas que recriem espaços propícios ao encontro com a leitura. E mais que ela, com a magia que os contos trazem. E minha fonte de inspiração de imagens não poderia ser outra que não bibliotecas públicas e centros culturais dinamarqueses.  Adivinhem se não fiquei morrendo de inveja...
Herning Public Library, Denmark
Herning Public Library, Dinamarca

HJØRRING central library by Bosch & Fjord
HJØRRING central library by Bosch & Fjord

Hjørring Public Library, Denmark
Hjørring Public Library, Dinamarca

Hjorring (Denmark) Public Library
Hjorring (Dinamarca) Public Library


Christiansfeld Public Library, Denmark
Christiansfeld Public Library, Dinamarca

Cultural Centre North-Western District, Copenhagen, Denmark
Cultural Centre North-Western District, Copenhagen, Dinamarca
Sim! Adoraria ter espaços como esses para que as crianças de hoje pudessem viajar na imaginação dos contos. Sim, eles existem também aqui no Brasil, embora talvez não com o número e a acessibilidade à todos como gostaríamos. Mas não importa o local, importa sim que a leitura permaneça, que existam pessoas que contem histórias às outras, que a imaginação seja instigada e levada à crer que sonhar e delirar também são uma ante sala da Arte. Essa frase em tudo é polêmica, mas ela me ficou bem marcada nesse almoço onde foi relatado sobre a história do pai de Andersen e me passou que ele também foi um fator fundamental na habilidade do filho em resgatar e recontar com um tom de sarcasmo e ironia suas histórias. Uma das mais representativas talvez seja a Roupa Nova do Imperador. Todos algum dia já se deram conta de que o "Rei está NU!", mas poucos talvez tenham tido a liberdade de não ter nada a perder e com isso não terem o medo de dizer o que realmente pensam. Parece simples, mas no nosso mundo de adultos, isso se torna cada vez mais raro. 

Simplicidade. Olhar o mundo como ele é e transmitir quais valores se quer preservar. Cada época com seus contos. Cada autor com o seu estilo. Bom refletir sobre isso.

Se quiserem saber mais sobre o autor, recomendo a visita ao Museu Andersen em Odensen.

Studio Clio - Livros de Andersen
Livros de Andersen
A gastronomia ficou por conta de Carine Tigre

 Entrada Smørrebrød com pasta de gorgonzola e fios de beterraba
Entrada
Smørrebrød com pasta de gorgonzola e fios de beterraba

Prato principal Frango ao molho de laranja e arroz de amêndoas
Prato principal:
Frango ao molho de laranja e arroz de amêndoas

Sobremesa Frugtkage (bolo de frutas secas) com chantilly
Sobremesa :
Frugtkage (bolo de frutas secas) com chantilly
Fontes das fotos : Pinterest e acervo pessoal de Elenara Stein Leitão

Gostou? Conta para a gente a sua opinião. 


Siga-nos nas redes sociais


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros