Forro em gesso

O gesso é um material bastante versátil e por isso mesmo muito utilizado na decoração. 
O gesso é um mineral aglomerante produzido a partir do aquecimento da gipsita, um mineral abundante na natureza, e posterior redução a pó da mesma. É composto principalmente por sulfato de cálcio hidratado (CaSO4•2H2O) e pelo hemidrato obtido pela calcinação desse (CaSO4•½H2O) (fonte)
Atualmente o uso de gesso acartonado tem se tornado mais comum e mais pratico que as placas de gesso tradicional. Entre as suas vantagens estão a maior rigidez e menos formação de trincas, além da rapidez na instalação.

Forro em gesso
Pode ser usado para fazer paredes, moveis como estantes, servir como divisórias. A sua utilização mais conhecida é no rebaixamento de forros. Ajudam a esconder a estrutura, auxiliam na distribuição dos pontos de iluminação, além de serem bons isolantes acústicos e térmicos, se conjugados com outros materiais isolantes. 
Forro em gesso
O forro de gesso ainda é uma opção relativamente barata, desde que não tenha muitos detalhes. É fácil de ser trabalhado e pode assumir várias formas. Entre as suas desvantagens para o cliente podemos citar a poeira e sujeira que fazem na casa das pessoas.

Detalhes rasgos em gesso
Conforme a época de uso já vimos vários tipos de formas. Já passamos pela época das sancas com inúmeros detalhes e iluminação indireta. Na época a fluorescente era muito usada. Hoje estamos na era dos rasgos.

Vemos rasgos no forro, alguns seguem pelas paredes. Criam efeitos interessantes com a iluminação embutida.
Detalhe rasgo em gesso
Para fazer o seu forro em gesso convém fazer um planejamento prévio. Lembre de prever onde precisa de iluminação e que os fios devem ficar prontos antes da execução. 

Se for usar ventiladores de teto, eu recomendo que fiquem fixados na laje para não ter riscos de despregarem. Há várias maneiras de trabalhar o rebaixo do forro nesse caso. inclusive com mais rasgos.  

Corredor com forro em gesso
Eles valorizam muito os ambientes. Abaixo coloco um exemplo de projeto que eu fiz onde as placas de gesso acartonado foram usadas para esconder e modernizar uma antiga lareira. Vemos o antes, o durante com as placas sendo fixadas.
Lareira e gesso acartonado - obra - by Elenara Leitão Arquiteta
E o depois já com o ambiente quase pronto. Uma solução que surpreendeu o cliente pelo resultado e pelo custo bem mais em conta do que ele imaginava gastar. No caso já se previu um espaço no centro para um futuro split de teto.    
lareira e forro em gesso by Elenara Leitão Arquiteta
Fotos: Acervo da Arq. Elenara Stein Leitão e http://pinterest.com/arqsteinleitao/forro/
Curta no Facebook  Assine no Flipboard

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros