Refunc - do lixo à nova utilização

Uma construção no mínimo curiosa que vi na web me levou a conhecer um grupo muito interessante. O Refunc
A construção é esta. Chama-se Maisongomme e parece exatamente o que é: uma casa feita de sucata. Restos de madeira, vidros isolantes e bandejas de aço inoxidável  que sobravam aqui e ali.
E a grande sacada (e o que me chamou também a atenção) é o uso de pneus de carros no revestimento. Usados junto com isolantes tornaram esta construção impermeável e bem própria para o inverno holandês. (vejam aqui como está a construção hoje)
Tudo bem, é revolucionário talvez para o mundo europeu, todo mais certinho. Talvez nem tanto para a nossa realidade terceiro mundista. Se chegarmos em qualquer comunidade mais carente vamos ver algo semelhante. 
 
Mas mesmo assim achei bem interessante a proposta do grupo de trabalhar com materiais e espaços descartados, usando-os como suporte da proposta de reformulação. Refuncionamento.

A proposta é exatamente esta: redefinir usos, mostrar que do lixo pode haver uma reutilização criativa. 




Um outro exemplo do trabalho do grupo foi feito em Hoge Woerd, onde uma instalação em escala humana foi criada para mostrar o potencial de re-uso de velhas garrafas de plástico. Segundo eles o "resultado interessante deste estudo foi que a queda de umidade e temperatura da noite mudou a forma e a tensão no interior da estrutura."
Abaixo outros trabalhos do grupo em áreas como Arquitetura, interiores, espaços públicos, sempre usando o conceito de ressignificar o lixo urbano. Uma instalação com engradados, um teatro de paletes, um imenso balanço comum de pneus. Um resgate ao uso de materiais que seriam descartados.





Photo © Jan Körbes / Refunc 

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Curta no Facebook  Assine no Flipboard



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros