Montessori - Kids - Ideias de espaços montessorianos

Uma brincadeira desafio no instagram me leva a postar algo sobre o tempo, e os comentários me levam de volta quando chamava sapato de "patiboh", meu primo no quartel me lia Tio Patinhas e minha irmã e prima me vestiam de princesa com cones de cartolina e véu de mosqueteiro e eu era a sua boneca viva....

"Estes pequenos gestos que se fazem para uma criança é que nos eternizam!" me disse meu primo Flávio, o do quartel, sobre as lembranças. E é verdade. 

Voltando no tempo lembro também do quarto que tinha quando bem pequena, talvez minha primeira lembrança de espaço. Não era propriamente um quarto, era um canto do corredor, tipo um nicho, com uma janela basculante onde colocaram meu berço. Lembro das grades, lembro da falta de privacidade que me fez optar por quase sempre fechar (na verdade trancar) a porta dos quartos meus que tive depois. Lembro da janela onde ficavam enfeites e onde a fada do dente deixava o dinheiro pelos dentinhos que caiam...Hoje sei que foi um espaço feito com carinho porque conversei com minha mãe sobre isso. Mas você já parou para pensar em como nossas lembranças influenciam nossas escolhas de espaços? 

Fico imaginando se tivesse um local meu, um espaço com a liberdade montessoriana que fui aprender com a Sam Shiraishi e em como ela optou por essa proposta para sua Manu, como seria minha relação com o espaço.

Compartilho com vocês mais umas propostas de quartos e móveis que vão nessa linha. Desde móveis que se encaixam, à cabanas que remetem às fantasias, às cozinhas para que os pequenos possam entrar no mundo da gastronomia e desde cedo se apaixonar pelo preparo dos alimentos e entender assim essa função tão importante, terminando com uma imagem linda de como reciclar latas com cores e ajudar na organização. 

Obs: As imagens estavam nos meus arquivos e por isso não guardei o link original. As tirei de pesquisas no Google e Pinterest sobre espaços que tivessem ligação com as propostas de Montessori.  





E AQUI mais ideias de quartos infantis, seguindo a linha montessoriana ou não.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros