Aproveitamento da água da chuva


Abaixo de chuva no Rio Grande do Sul nessa semana recebo, via email de um amigo, um link com imagens de satélite chocantes da Cantareira e fico pensando em como podemos lidar com essa realidade em nossas vidas práticas. O nós são as pessoas que não estão no centro das decisões e que são impactadas por ações e omissões de governantes e outros agentes que acabam por tumultuar o equilíbrio ambiental. 

Existem várias maneiras de economizar água em nossas casas. Já falei delas AQUI. E separei dois vídeos bem interessantes que podem ajudar quem deseja aproveitar a água de chuva. Um deles é sobre um trabalho de Daniel Sant’Ana, do Departamento de Tecnologia da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB (FAU). Sua pesquisa sobre o uso e conservação de água em edificações residenciais foi finalista do Prêmio ANA 2012. 

O Distrito Federal, onde foi feito o estudo, tem uma situação bastante crítica em termos de oferta de água para uso humano, sendo sua oferta " 20 vezes menor do que a média brasileira" (!!!!!). Só com esse dado nota-se a relevância de estudar a utilização racional dos recursos hídricos no contexto urbano, mostrando que existe uma relação entre renda e consumo de água e que, o reúso é muitas vezes mais alto nas áreas mais pobres que nas mais ricas. 

Essa conscientização deveria ser norma em construções novas e possibilidade concreta em reformas, afinal a água é um bem de extrema importância e de nossas atitudes também depende o seu acesso às nossas vidas.


Veja abaixo um esquema básico de um sistema tecnicamente correto.

E abaixo outro vídeo com a proposta de construção de uma calha usando garrafas pet para captação da água da chuva. Um sistema fácil de fazer e que pode auxiliar muitas populações mais carentes.
CALHA PET - Trabalho completo como construir uma calha pet para aproveitamento de água da chuva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros