Aquecedor com múltiplos usos e queima mais limpa


Fonte
Me indicaram esse sistema chamado "Rocket Mass Heaters" (Fogão foguete?)- que parece um fogão caipira como temos em vários locais do Brasil, especialmente em Minas e no Rio Grande do Sul. Mas pelo que andei pesquisando na rede, ele é um pouco mais, é como um aquecedor com múltiplos usos, reúne as funções de fogão, aquecedor e até móvel tipo um sofá onde a gente pode se esquentar em um tempo mais frio. Ideal para nosso clima sulino.
Fonte
Além disso ele utiliza materiais reciclados e/ou naturais, o que ajuda a reduzir a quantidade de madeira que um aquecedor tradicional usa. Alguns sites chegam a falar em uma redução de 80/90%! Além disso apontam a facilidade construi-lo já que não exige muitas habilidades em termos de alvenaria e pode ser feito com materiais locais. Na Europa apontam que, no entanto, é preciso autorização para construi-lo, e citam os exemplos de Ernie e Erica Wisner, que compartilham algumas dicas sobre como adquirir uma licença em seu site. Essa licença é importante lá pelos seguros contra incêndio. 
Fonte
Como eles funcionam? O lance é que o fogo é alimentado na vertical e fica contido. Assim o calor gerado se dirige para os lados e para cima na chaminé que não é alta. E uma das grandes sacadas, além da queima limpa que o sistema proporciona, é que esses gases quentes passam por tubulações que ficam em bancos feitos com argila, areia e água e servem não apenas como mobiliário mas como reservatório de calor. Bingo!
fonte

Assim se consegue ter calor com pouca poluição e maior aproveitamento do combustível, madeira e/ou material reciclado. A pouca fumaça gerada acontece apenas no início do processo, até que a temperatura se regule o suficiente para queimar os gases de combustão, o que é um processo rápido, segundo os autores.

fonte
Com tantas vantagens sobre um processo normal de aquecimento é obvio que muitas pessoas estão pesquisando e utilizando esse tipo de fogão foguete que oferece sua maior vantagem em climas frios e dias nublados. 
fonte

fonte
A dica veio do colega Wagner. 
Alguns links abaixo de onde retirei informações

Como construir um foguete Mass Heater

fonte

Comentários

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros