Publicidade

Postagem em destaque

10 Lições que aprendi na faculdade de Arquitetura

Recebo algumas correspondências falando de como os leitores gostaram dessa ou de outra postagem aqui do blog. E sempre fico super feliz! É ...

2014/09/09

Aquecedor com múltiplos usos e queima mais limpa


Fonte
Me indicaram esse sistema chamado "Rocket Mass Heaters" (Fogão foguete?)- que parece um fogão caipira como temos em vários locais do Brasil, especialmente em Minas e no Rio Grande do Sul. Mas pelo que andei pesquisando na rede, ele é um pouco mais, é como um aquecedor com múltiplos usos, reúne as funções de fogão, aquecedor e até móvel tipo um sofá onde a gente pode se esquentar em um tempo mais frio. Ideal para nosso clima sulino.
Fonte
Além disso ele utiliza materiais reciclados e/ou naturais, o que ajuda a reduzir a quantidade de madeira que um aquecedor tradicional usa. Alguns sites chegam a falar em uma redução de 80/90%! Além disso apontam a facilidade construi-lo já que não exige muitas habilidades em termos de alvenaria e pode ser feito com materiais locais. Na Europa apontam que, no entanto, é preciso autorização para construi-lo, e citam os exemplos de Ernie e Erica Wisner, que compartilham algumas dicas sobre como adquirir uma licença em seu site. Essa licença é importante lá pelos seguros contra incêndio. 
Fonte
Como eles funcionam? O lance é que o fogo é alimentado na vertical e fica contido. Assim o calor gerado se dirige para os lados e para cima na chaminé que não é alta. E uma das grandes sacadas, além da queima limpa que o sistema proporciona, é que esses gases quentes passam por tubulações que ficam em bancos feitos com argila, areia e água e servem não apenas como mobiliário mas como reservatório de calor. Bingo!
fonte

Assim se consegue ter calor com pouca poluição e maior aproveitamento do combustível, madeira e/ou material reciclado. A pouca fumaça gerada acontece apenas no início do processo, até que a temperatura se regule o suficiente para queimar os gases de combustão, o que é um processo rápido, segundo os autores.

fonte
Com tantas vantagens sobre um processo normal de aquecimento é obvio que muitas pessoas estão pesquisando e utilizando esse tipo de fogão foguete que oferece sua maior vantagem em climas frios e dias nublados. 
fonte

fonte
A dica veio do colega Wagner. 
Alguns links abaixo de onde retirei informações

Como construir um foguete Mass Heater

fonte

Comentários
0 Comentários

0 Opiniões:

Publicidade

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More