Ambiente afeta a arte

Estava vendo um reportagem sobre cenários de TV e essa frase me marcou: "o ambiente afeta a arte". Pura verdade. O ambiente afeta não só a Arte que tanto valorizamos. Afeta nossas vidas. Por isso a contemplação, o impacto que a imaginação criadora exerce sobre nós.

Toda a arte é, ao mesmo tempo, superfície e símbolo. Os que penetram para além da superfície, fazem-no a expensas suas.
Os que leem o símbolo, fazem-no a expensas suas. O que a arte realmente espelha é o espectador, não a vida.
 (Oscar Wilde)

Por isso a importância da cenografia nos teatros e outros ambientes de dramaturgia. A magia da transformação que as montagens cenográficas fazem com o artista são fantásticas. Com o espectador já são, quantas vezes nos sentimos transportados por efeitos de luzes!  

Para que serve a arte. Para nos trazer de volta ao ser gente. Quando o mundo teima em nos despersonalizar e embrutecer, a arte nos traz ao encontro do significado real da vida: o sentir. (Elenara Stein Leitão)
Pensando nisso, a Arquitetura nos transporta também a portas de mundos novos onde podemos também nos transformar em atores de uma vida diferente, quiçá mais bonita. Afinal a arte de ver também é um aprendizado da Vida.
O ato de ver não é coisa natural. Precisa ser aprendido. Nietzsche sabia disso e afirmou que a primeira tarefa da educação é ensinar a ver. O zen-budismo concorda, e toda a sua espiritualidade é uma busca da experiência chamada "satori", a abertura do "terceiro olho". Não sei se Cummings se inspirava no zen-budismo, mas o fato é que escreveu: "Agora os ouvidos dos meus ouvidos acordaram e agora os olhos dos meus olhos se abriram". (Rubem Alves)
Por isso também é importante pensar no cenário que criamos para a nossa vida. O que ele nos diz? Como nos cercamos de uma imagem que queremos mostrar ao mundo, para nós....
Casa arrumada é assim:

Um lugar organizado, limpo, com espaço livre pra circulação e uma boa entrada de luz.
Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não um centro cirúrgico, um cenário de novela.  



Afinal, qual o nosso recado ao mundo? Ou a nós mesmos? Qual o cenário que queremos montar para a nossa vida?

Fotos


Gostou? Conta para a gente a sua opinião.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros