Auto construção de casa de forma rápida e econômica

Construir a sua própria casa e fazer isso de forma econômica e rápida é o sonho de muitas pessoas. Pois um arquiteto irlandês fez isso. E não apenas a construiu em pouco tempo, como colocou em um site todos os passos e plantas para quem quiser seguir os mesmos passos e fazer uma igual. E sim, é grátis. Seu nome ? Dominic Stevens. O custo?  € 25.613 (cerca de £ 21.000) por três quartos, uma cozinha, banheiros e uma ampla sala de estar com pé direito duplo.
Segundo o site do arquiteto há várias maneiras de descrever a sua obra. Ele mesmo a divide em três modos:
 

A descrição prática


Um casa econômica que cabe no bolso de muitas pessoas que se encontram na mesma situação que ele se encontrava, com grandes sonhos e orçamento bem apertado. Para conseguir isso usou no projeto sua experiência em construção modular. Sua estimativa de tempo para construção: sete semanas.

A Descrição Política


Ele estava realmente cansado dos custos dos atravessadores e dos impostos que aumentavam e muito o preço final de construção de uma casa. Construir essa casa foi a maneira de mostrar a viabilidade de um novo modelo ao existente, que privilegia o ganho de dinheiro dos construtores e não o bem para as pessoas. No seu modelo, há o resgate da tradição vernacular que conta com a ajuda da mão de obra dos amigos e vizinhos (mutirão? Alguém lembrou da palavra? Eu sim!). Como subproduto da produção da casa temos uma comunidade interdependente ao invés de uma endividada com instituições financeiras. E ao colocar as informações de maneira gratuita no seu site, ele está de certa forma resgatando a dívida social com as pessoas que o ajudaram com esse projeto. 

A Descrição Filosófica

O viver com, o compartilhar vidas, experiências, o próprio conhecimento de como construir uma casa, tudo isso o move como pessoa e o faz acreditar em um modelo de que reúne conhecimento e vida em comum. A arquitetura não como algo produzido individualmente e significando uma obra de gênio, mas uma construção em conjunto. 

Algumas dicas do autor:

  • Encontre um arquiteto que você gosta, que você pode trabalhar com o projeto. (embora o projeto esteja disponível, existem os condicionantes de cada local, clima, prefeitura, etc) 
  • Procure outras pessoas que construíram suas próprias casas.
  • Seja realista sobre suas próprias habilidades. 
 Algumas fotos de construção da casa (veja mais no site)



Fotos - site do arquiteto

Comentários

  1. Acho que "as três dimensões" que ele usou para "explicar" o feito foram muito bem pensadas. Mas a que mais curti foi ter colocado bem claro que se constrói para se ganhar, e não para criar HABITAÇÃO para as pessoas...

    "Ele estava realmente cansado dos custos dos atravessadores e dos impostos que aumentavam e muito o preço final de construção de uma casa. Construir essa casa foi a maneira de mostrar a viabilidade de um novo modelo ao existente, que privilegia o ganho de dinheiro dos construtores e não o bem para as pessoas."

    Esse "novo modelo", tem que vir à tona!
    Bj!

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei esse arquiteto. Cheguei a ele por outro projeto e me encantei justamente com a proposta dele de novo modelo. Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros