Parque subterrâneo com luz solar - Lowline em NYC

Para nós que apenas começamos a investir em transportes subterrâneos é até algo surreal essa proposta de um parque imenso abaixo da terra. Mas em NYC, uma cidade carente de espaços, é até um crime deixar desaproveitada uma área tão grande, mesmo que abaixo do solo. Mas como transformar um antigo e abandonado terminal de bondes em um parque iluminado? Essa é a proposta do projeto Lowline.
 
O grande desafio em aproveitar esse espaço abandonado e transformá-lo em um parque verdejante e cheio de atrativos para os habitantes da cidade era garantir que a luz natural para a vegetação e as pessoas. A solução foi captar a luz solar através de pratos que ficam acima do solo (e que conseguem seguir o percurso do sol durante o ano) e canalizá-la para baixo. Um recurso relativamente conhecido, mas aqui incrementado com sistemas ópticos mais modernos. 

Uma proposta inovadora em conseguir reunir um espaço subterrâneo abandonado e um ambiente iluminado e agradável. Um projeto dessa envergadura precisa de apoio politico e financeiro, mas os ganhos da comunidade serão com certeza expressivos ao ganhar um espaço de lazer imenso em uma megalópolis como NYC.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros