Habitação para a saúde - 9 práticas de vida saudáveis ​​e de segurança

Achei esse site super interessante garimpando nos favoritos de outro site. É uma das maneiras que tenho encontrado muita coisa bacana na web, as vezes até mais que nas pesquisas do Google. Já tinha falado desse projeto na postagem de como o Design pode ajudar a combater a pobreza

Pois esse site cujo nome mais uma vez me chamou a atenção é o  Healthabitat e nele achei essas nove práticas de vida saudáveis ​​e de segurança nas habitações. Muitas vezes ficamos tão focados em tecnologias, formas, estética que esquecemos de práticas tão indispensáveis e corriqueiras. Ou que deviam ser, mas não são para milhões de pessoas no nosso planeta.


Prática
Saudável 1 - Lavar Pessoas

Como assim? Toda casa tem banheiros e meios das pessoas se lavarem, não? Nem sempre! Várias populações ao redor do mundo não tem acesso à mínimas condições de higiene e sabe-se que a assepsia reduz e muito a propagação de doenças. E segundo o site, mesmo em países evoluídos como a Austrália ainda se convive com altas taxas de doenças como diarreia e infecções que poderiam ser evitadas e/ou diminuídas com locais para habitações com práticas mais saudáveis. Veja AQUI uma solução para zonas carentes.


Prática Saudável  2 - Lavar roupas (inclusive de cama)
Sim, muito comum, todos temos máquinas de lavar de última geração. Só que não, como se diria nas redes sociais. Muitas pessoas ainda lavam suas roupas em rios e riachos, isso quando os tem por perto. E mesmo nós, que vivemos com relativo conforto e higiene muitas vezes nos esquecemos de lavar almofadas e travesseiros....E sim, "lavar roupas e lençóis regularmente pode ajudar a reduzir a incidência de doenças infecciosas, como a diarreia , infecções respiratórias, sarna e outras infecções cutâneas."

 Prática Saudável 3 - Remoção de águas residuais de forma segura

Fazer a manutenção adequada, evitar vazamentos que possam contaminar o meio ambiente e a saúde das pessoas que vivem ali. Sabemos que doenças podem ser transmitidas pelos esgotos e por isso a importância de canaliza-los de forma correta para que não contaminem a nós e nem ao solo, nem a água potável que consumimos. Essa é uma ação fundamental e uma das principais cobranças que devemos fazer de nossas autoridades públicas. Não existe cidade saudável sem saneamento básico.  

Prática Saudável 4 - Melhorar a nutrição , a capacidade de armazenar preparar e cozinhar alimentos

Essa é uma prática cada vez mais falada. Muitas doenças podem ser causadas por problemas de nutrição, diabetes, doenças cardiovasculares e renais entre elas. Obesidade e má nutrição também são detectadas em populações carentes - e as vezes nem tanto. E muitas vezes a escolha de uma dieta mais saudável pode ser agravada pela falta de capacidade armazenamento e  preparo dos alimentos nas casas e comunidades. 

  
Prática Saudável 5 - Reduzir os impactos negativos do excesso de população

Casas com excessos de habitantes podem reduzir o tempo e o acesso aos locais de banho como também a falta de privacidade e o compartilhamento de quartos, e mesmo camas, pode aumentar o risco de disseminação de doenças.


Prática Saudável 6 - Reduzir os efeitos negativos de animais, insetos e vermes

As pessoas são afetadas pelo contato com animais, vermes e insetos no ambiente em que vivem: mosquitos que transmitem doenças, fezes de cães e gatos, moscas e ratos podem transmitir doenças se não se observar cuidados de higiene necessários.

Prática Saudável 7 - Reduzir os impactos da poeira sobre a saúde

"A poeira provoca problemas de saúde diretos por meio da irritação de superfícies mucosas e da pele , o que contribui para doenças dos olhos , tais como o tracoma , a doença respiratória e infecções da pele." E não apenas as comunidades rurais padecem desse problema. Muitos bairros de periferia não contam com ruas calçadas, sem contar os problemas da poluição que são constantes em nossas cidades.
 

Prática Saudável 8 - Controlar a temperatura do ambiente em que vivemos

A arquitetura pode ajudar com bons projetos que contribuam para que as casas tenham um micro clima mais adequado, nem muito quentes nem muito frias. Os excessos de temperatura podem contribuir para uma variedade de doenças físicas e mesmo problemas emocionais. E os mais afetados são os jovens e idosos. 

  
Prática Saudável 9 - Reduzir os riscos que causam trauma

Mas há que se atentar que casas mal projetadas e/ou construídas ou com falta de manutenção podem fazer mal para a saúde das pessoas. Mais uma vez crianças e idosos são o grupo de maior risco em quedas e ferimentos que podem gerar inclusive internações. 

Comentários

  1. Elenara
    Ótimas dicas para nos lembrar que com ações simples podemos viver com muito mais qualidade de vida.
    Obrigada por compartilhar!
    bjs
    Regiane

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros