20 de dez de 2013

Clássicos - Thonet

Um dos clássicos de design mundial, os móveis de madeira curva criados por Michael Thonet  há 150 anos, são atuais até hoje. Suas formas puras, enxutas e elegantes caem com perfeita harmonia em vários ambientes.
Elas são quase uma peça curinga. Lembram a casa da vovó da gente. Quem não associa as cadeiras de balanço com as velhinhas de cabelos brancos que faziam tricô? Ops! Nada a ver com as vovós modernas que são bem mais serelepes! Mas que adorariam usar uma dessas para navegar pela web com a netarada.

Enfim, de cadeiras de bares à coloridas composições em casas residenciais, essas peças são realmente um clássico, não saem de moda.   
Razões do sucesso? Várias.

Thonet soube aperfeiçoar uma técnica de séculos, a de usar o calor e umidade para curvar a madeira. Usou o resultado de suas pesquisas em uma produção industrial, padronizando e modulando as peças. Isso barateou o produto, facilitou o transporte e usou de bastante publicidade em forma de catálogos. As pessoas viam, gostavam e compravam. 
Toda essa visão empresarial que aliou um bom produto, linha de produção eficiente e publicidade fizeram com que os produtos Thonet se difundissem pelo mundo, ganhando grande aceitação.
Atualmente várias empresas reproduzem esse desenho, que sofreu uma remodelação mais moderna, perdendo adornos mais aceitos naquela época, mas mantendo o estilo e concepção originais.
Uma das vantagens citadas em sites é que a tecnologia necessária para o envergamento da madeira acaba por eliminar a seiva da madeira e, consequentemente, a probabilidade dos cupins se instalarem nela futuramente, já que esses bichinhos se alimentam dela.
Fotos: Pinterest
Fontes: http://museucasaalcantara.blogspot.com.br/2011/01/moveis-thonet.html