Publicidade

Postagem em destaque

10 Lições que aprendi na faculdade de Arquitetura

Recebo algumas correspondências falando de como os leitores gostaram dessa ou de outra postagem aqui do blog. E sempre fico super feliz! É ...

2013/12/15

Arquitetura seria um enorme lego?

Zapeando pelo Vimeo achei esse vídeo de algum tempo atrás, cinco anos para ser mais precisa. Ele é rápido, conciso e delicioso de ver. E mostra como a Arquitetura não deixa de ser um encaixe de peças, de formas, de movimento. Seria a arquitetura um imenso lego?

E não estou falando apenas em modulação. Vou um pouco mais longe que isso. Afinal nem sempre as peças que se encaixam em nossas casas, prédios, cidades são tão lógicas, tão pré definidas. Tem algumas que parecem estranhamente desconexas, mas que juntas ganham em harmonia.
Fonte
Não é debalde que existe na grade curricular da Arquitetura uma disciplina chamada de Estudo da Forma. Através da observação, da dissecação, da união e desunião, o olhar e os sentidos se aprimoram para a variabilidade que formará o repertório do futuro arquiteto. 
Fonte
Também não é a toa que quase todo arquiteto adora um jogo de armar, seja real ou virtual. Impossível olhar formas e não imagina-las reunidas em algum volume que dê algum recado. 




O ARQUITETO


Ali está ele contemplando o papel vazio.
Depois vem o rascunho,
Muitas vezes sem forma
Fruto do seu próprio punho.


Os traços se juntando diante 
de olhos que criam.
Continue, é isto, insista.


O que era um simples sonho,
Um começo, um vazio,
Já tem volume, já tem forma
Conquista o espaço.


O sonho enfim se realiza
o arquiteto também é um artista.




Fonte
Feliz dia do Arquiteto a todos!


architecture from bruno barthas on Vimeo.

Comentários
0 Comentários

0 Opiniões:

Publicidade

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More