Janelas - elementos de ligação

"Um mandarim estava apaixonado por uma cortesã. “Serei sua, disse ela, quando tiver passado cem noites a me esperar sentado num banquinho, no meu jardim, embaixo da minha janela.” Mas, na nonagésima nona noite, o mandarim se levantou, pôs o banquinho embaixo do braço e se foi."
 
(Roland, BARTHES) Em Fragmentos de um discurso amoroso

Assim como sou fascinada por portas - muito já falei delas aqui - as janelas são outro elemento arquitetônico que me encantam. Além do evidente simbolismo para nossas vidas de abertura, de entrada, de ligação do interior com o exterior, janelas são meios fantásticos de enriquecer uma construção. Tornar tijolos empilhados em algo mais próxima da Arquitetura.
Sejam antigas, sejam em moradas abandonadas, sejam em palácios, janelas são mais, bem mais que o óbvio. E tanto o são que nomeiam um dos mais icônicos símbolos de nosso era digital. Porque Windows e não Doors? Alguém já se perguntou? Uma das explicações correntes é que o sistema abria janelas de transferência interna e as portas seriam saídas externas. Semântica. Mas mostra bem o simbolismo do termo.
Janelas nos ligam com outras formas de informação sem que precisemos sair de onde estamos. Muito confortável. Talvez por isso sejam usadas de formas tão intensas e variadas em nossas edificações.

Sejam em detalhes internos, sejam na forma de rasgos, elas deixam a luz entrar. E a luz é um elemento fundamental do afazer arquitetônico. Já falei sobre isso em A Luz na Arquitetura
Uma única. Inúmeras. Todas expressam o conceito, a intenção do projeto.


Quando abro a cada manhã a janela do meu quarto
É como se abrisse o mesmo livro
Numa página nova...
Mario Quintana
Símbolos também de uma abertura para o inconsciente, podem significar as variadas possibilidades que se nos abrem pela vida a todo momento. Um vislumbre, uma nova vertente, uma nova criação.
 
Existe algo mais importante que a lógica: a Imaginação. 
Se a ideia é boa, jogue a lógica pela janela.
Alfred Hitchcock
 
 Fonte das fotos - Pinterest

Comentários

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros