Norma 15575/2003 - Está em vigor - sabe o que é?

A partir de 19 de julho de 2013 entra em vigor uma Norma Técnica que vai afetar muito a sua vida: é a NBR 15575/2003. Sabe o que é? É a Norma que vai, teoricamente,  garantir ao consumidor, projetista e construtor uma construção com maior qualidade em termos de conforto.

Ela também é conhecida como Norma de Desempenho e vai definir padrões para vários quesitos da construção, como acústica, durabilidade e manutenção, entre outros. Há vários anos entidades ligadas à construção civil vem se reunindo e estudando, debatendo e normatizando esses requisitos que passarão a ser exigidos para qualquer projeto que der entrada em órgãos públicos. 

A norma está dividida em seis partes:

  • Requisitos Gerais
  • Requisitos para sistemas estruturais
  • Requisitos para sistemas de pisos internos
  • Requisitos para sistemas de vedações verticais internas e externas
  • Requisitos para sistemas de coberturas
  • Requisitos para sistemas hidrossanitários
    Fonte

    Fonte
 Como fica o arquiteto? Segundo a ASBEA, "legalmente, o arquiteto é responsável pelo seu projeto uma vez que ele é o que possui a habilitação legal para fazê-lo, e deve desenvolvê-lo dentro das Normas Legais. Se, mesmo por solicitação do cliente, ele desenvolver um projeto que não atenda, ele continuará responsável por ele, e responderá por eventuais penalidades civis quanto a isto. A postura correta neste caso é manter a postura ética e recusar-se a atender a solicitação, mesmo que isto acarrete no fim do contrato".Fonte

Já falava sobre isso AQUI 

Quer saber mais? 


Veja AQUI uma edição comentada da Norma

Palestras da ASBEA sobre a norma 15575 - Baixe AQUI 


A Norma 15575/2003 encontra-se a venda no site da ABNT

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros