Templo em madeira sem pregos resiste aos séculos

Fonte
Muitas das joias de arquitetura mundial foram feitas em épocas em que não existiam tecnologias digitais como as que dispomos hoje. E no entanto foram construídas com sabedoria e conhecimento e resistem aos séculos, às tempestades e até mesmo à ação do homem. O mesmo não podemos dizer de prédios mais modernos, feitos com CAD, mas sem os mesmos cuidados. Arquitetura é técnica, não é desenho. Arquitetura é mais que empilhar tijolos ou manejar programas computacionais. É conhecer materiais, é conhecer o entorno, é conciliar símbolo, funcionalidade e natureza. E o resultado de tudo isso ainda encantar aos que habitam ou visitam.  

 Pois o templo de Shibaozhai na China representa tudo isso. Um dos tesouros da arquitetura chinesa, foi construído tendo uma colina como suporte. Todo em madeira, não leva nenhum prego, tecnologia desconhecida na época, reinado do Imperador Qianlong (1736-1796). Um local de ventos fortes, mas o projeto de suas janelas não vedadas permite que os elementos da natureza interajam por ele e não o destruam. Já a ação do homem é mais perniciosa.

 
Fonte


Ele escapou de perseguições à obras de arte em período recente da história chinesa. E recentemente a construção de uma represa o colocou seriamente em perigo. Era tecnicamente impossível deslocá-lo, por isso a solução encontrada foi a construção de uma barragem ao redor, transformando o templo e a colina em uma ilha. O acesso é feito através de uma ponte. 

Vi um documentário na TV sobre ele e fiquei encantada. Procurei mais detalhes sobre os encaixes de madeira, mas não achei. Os vídeos e fotos são na maioria, turísticos.   


Shibaozhai & The Bridge of Luck from Viking Cruises on Vimeo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros