Publicidade

Postagem em destaque

10 Lições que aprendi na faculdade de Arquitetura

Recebo algumas correspondências falando de como os leitores gostaram dessa ou de outra postagem aqui do blog. E sempre fico super feliz! É ...

2013/05/03

Quarteirão francês com toques de sustentabilidade



O escritório de arquitetura Atelier francês Tarabusi concluiu recentemente um complexo residencial em Nantes, França.  Usaram uma estrutura de madeira e concreto. Aliás a construção em concreto é bastante usada na França, me lembro de ter visto uma palestra a respeito, sobre como a tecnologia forma túnel é corriqueira nesse país. Aqui no Brasil ela não é tão usada, alguns conjuntos residenciais na década de 80 usaram esse sistema. Um ao lado da construtora onde eu estagiava e tive a sorte de acompanhar a obra da janela da minha sala. Foi um aprendizado bem interessante.
Esse conjunto observou várias características de conforto ambiental, incluindo o uso de luz e ventilação natural. Um recurso arquitetônico fácil de ser projetado e que traz grandes ganhos ao futuro gasto (ou economia) energética dos edifícios.

Houve um cuidado inclusive com os locais de estacionamento que ficam protegidos, e isolados, por uma cobertura/passarela de madeira. Um cuidadoso tratamento paisagístico, tratamento e aproveitamento de águas da chuva, trazem um caráter de sustentabilidade para esse quarteirão. 




 


Fontes:
domusweb ,
architopik

Dica : Massimo Castoldi

Comentários
0 Comentários

0 Opiniões:

Publicidade

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More